Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle da tradução de síntese protéica muscular esquelética em modelo de câncer-caquexia em ratos portadores do carcinossarcoma de Walker sob os efeitos da atividade física e dieta rica em leucina

Processo: 10/11328-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico
Pesquisador responsável:Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes
Beneficiário:Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Emilianne Miguel Salomão
Assunto(s):Proteólise  Sistema musculoesquelético  Carcinoma 256 de Walker  Suplementação alimentar  Leucina  Exercício físico  Transdução de sinais 

Resumo

A intensa mobilização de substratos dos tecidos da carcaça do hospedeiro, em função do crescimento neoplásico, promove no organismo o estado caracterizado como caquexia. Presente na maioria dos pacientes com câncer, a caquexia promove intensa perda involuntária de peso decorrente, preferencialmente, da depleção da proteína muscular em função do aumento da degradação e/ou da diminuição da síntese protéica, culminando na redução da qualidade e expectativa de vida. Desse modo, temos por principal interesse minimizar as alterações do metabolismo protéico e do processo de adaptação metabólica e hormonal do hospedeiro frente ao crescimento do carcinossarcoma de Walker, em ratos adultos. Esses animais serão submetidos ao exercício físico aeróbio de intensidade leve a moderada, desde o desmame ate a fase adulta, associado à suplementação nutricional de leucina, e então serão avaliadas as vias de sinalização da tradução de síntese protéica e expressão gênica de mRNA para os receptores glicocorticóides e adrenoceptores na musculatura esquelética, glicocorticóides e catecolaminas séricos e cultura primária de células do córtex e medula adrenal para avaliar a síntese de catecolaminas e glicocorticóides. Faremos também a comparação in vivo com modelo in vitro, através do cultivo celular de mioblastos C2C12, diferenciadas em miotúbulos, tratados com glicocorticóides (mimetizando a situação de presença do câncer e do exercício físico) e suplementados com leucina, analisando a via de sinalização da mTOR na síntese de proteína. Sabe-se que a leucina (BCAA) é utilizada como fonte energética pelo músculo esquelético, é caracterizada como precursora da gliconeogênese e também atua como sinalizador celular. Por outro lado, o exercício físico promove aumento do consumo de glicose, diminuindo assim os níveis de glicose e insulina circulantes, conseqüentemente, reduzindo a oferta desse substrato às células tumorais, melhorando ou normalizando a captação de nutrientes pelos tecidos periféricos do hospedeiro. Assim, conhecendo os efeitos individualizados da leucina e exercício físico, temos como principal objetivo avaliar a suplementação de leucina associada à atividade física, na hipótese dessa combinação ser terapêutica à depleção muscular, às alterações metabólicas e hormonais na possível prevenção do estado caquético do animal. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, ESTELA MARIA; SALOMAO, EMILIANNE MIGUEL; CINTRA GOMES-MARCONDES, MARIA CRISTINA. Leucine modulates the effect of Walker factor, a proteolysis-inducing factor-like protein from Walker tumours, on gene expression and cellular activity in C2C12 myotubes. CYTOKINE, v. 64, n. 1, p. 343-350, OCT 2013. Citações Web of Science: 7.
COLOSSO‚ JGD; SALOMAO‚ EM; GOMES-MARCONDES‚ MCC. P054 Effects of leucine-rich diet on inflammatory response induced by tumour growth in young‚ adults and senile rats. CYTOKINE, v. 59, n. 3, p. 535-536, 2012.
TONETO‚ AT; SALOMAO‚ EM; SEBINELLI‚ V.; GOMES-MARCONDES‚ MCC. P053 Effects of leucine-rich diet and exercise on inflammatory response produced by the tumour growth in rats. CYTOKINE, v. 59, n. 3, p. 535, 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.