Busca avançada
Ano de início
Entree

O processo de trabalho do enfermeiro em um centro de terapia intensiva: análise das competências profissionais e estratégias de gerenciamento

Processo: 10/11224-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2011 - 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Silvia Helena Henriques
Beneficiário:Silvia Helena Henriques
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Competência profissional  Unidades de terapia intensiva  Qualidade da assistência à saúde  Enfermeiros 

Resumo

No contexto hospitalar, o Centro de Terapia Intensiva (CTI) se caracteriza por um cenário de inovação e o atendimento especializado de enfermagem a pacientes considerados de alta complexidade, potencializa a necessidade de desenvolvimento de competências nos profissionais que atuam nesta área, para harmonizar o serviço entre alta tecnologia e assistência. Assim, o enfermeiro que atua em CTI necessita, além de qualificação profissional adequada, mobilizar competências profissionais específicas durante a execução do seu trabalho, que lhes permitam desenvolver suas funções, aliando conhecimento técnico científico, domínio da tecnologia, humanização do cuidado e consequentemente qualidade na assistência prestada. Este estudo tem o objetivo de analisar as competências profissionais de enfermeiros atuantes no Centro de Terapia Intensiva de um hospital de ensino, e as estratégias utilizadas pela gerência dos serviços para a mobilização de competências nestes profissionais.Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, tendo como desenho metodológico o estudo de caso múltiplo. Esta investigação será realizada nos Centros de Terapia Intensiva de um Hospital de ensino e a população será os enfermeiros, gerentes e equipe de saúde destas unidades. Para a coleta de dados utilizaremos a observação direta, estruturada, não participante e entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados será realizada através do método de análise de conteúdo, modalidade temática. Espera-se através deste estudo visualizar as lacunas existentes na formação dos enfermeiros, preparando um profissional com desempenho inovador, participativo e que favoreça o conhecimento das necessidades da equipe e dos pacientes que necessitam de cuidados intensivos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HENRIQUES CAMELO, SILVIA HELENA. Professional competences of nurse to work in Intensive Care Units: an integrative review. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 20, n. 1, p. 192-200, JAN-FEB 2012. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.