Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico da leishmaniose visceral: pesquisa do parasita no sangue periférico por concentração e associação as técnicas clássicas e método molecular (kDNA)

Processo: 10/50304-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia
Pesquisador responsável:Lúcia Maria Almeida Braz
Beneficiário:Lúcia Maria Almeida Braz
Instituição-sede: Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmaniose visceral  Sangue 

Resumo

Embora tenha sido classicamente estudada como uma endemia rural, a Leishmaniose Visceral Americana (LVA) apresentou grandes modificações no seu comportamento epidemiológico. A principal delas é a urbanização, detectada em diversos estados brasileiros no final da década de 1980. Outra é a expansão geográfica, ocasionalmente associada a comportamento epidêmico. Um exemplo desse fenômeno é observado no estado de São Paulo, que não registrava casos autóctones até 1999. Desde aquele ano, um total de 1542 pacientes adquiriram LVA no Estado (Amato et al., 2009). Diante do quadro de urbanização da LVA é emergente a melhoria e disponibilidade de técnicas diagnósticas validadas que possam substituir técnicas invasivas, inclusive por meio da associação a ferramenta molecular. Portanto, pretende-se avaliar o desempenho das técnicas diagnosticas da LVA no presente estudo. E para isso, será avaliada a eficácia das técnicas de coloração, de cultura e molecular no resultado dos exames de amostras procedentes da medula óssea e do sangue periférico. A técnica de coloração será representada pelo Giemsa ou Panóptico, a cultura pelo NNN/BHI e o kDNA por associação às técnicas anteriores ou em exames diretos. A avaliação da sensibilidade da pesquisa de leishmânia no sangue periférico permitirá avanços em relação ao diagnóstico que depende do encontro do parasita na medula óssea. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NATALIA SOUZA DE, DE GODOY; VERA DEMARCHI, AIELLO; REGINA MAIA, DE SOUZA; THELMA, OKAY; MARIA ALMEIDA, BRAZ LUCIA. Unusual Clinical Manifestations of Leishmania (L.) infantum chagasi in an HIV-coinfected Patient and the Relevance of ITS1-PCR-RFLP: A Case Report. IRANIAN JOURNAL OF PARASITOLOGY, v. 13, n. 4, p. 655-660, OCT-DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
BIANCONCINI TRINDADE, MARIA ANGELA; DA CRUZ SILVA, LANA LUIZA; ALMEIDA BRAZ, LUCIA MARIA; AMATO, VALDIR SABBAGA; NAAFS, BERNARD; SOTTO, MIRIAN NACAGAMI. Post-kala-azar dermal leishmaniasis and leprosy: case report and literature review. BMC INFECTIOUS DISEASES, v. 15, NOV 23 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.