Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil de resposta imune inata induzida por agonistas dos receptores toll-like em indivíduos expostos e não-infectados pelo HIV-1

Resumo

O HIV-1 é o agente etiológico da síndrome da imunodeficiência adquirida (aids), cuja pandemia se constitui em um importante problema de saúde pública. Uma parcela de indivíduos é exposta ao HIV-1, mas não desenvolve a infecção, representados por pares sorodiscordantes (homo ou heterossexuais), trabalhadores (as) do sexo, trabalhadores de saúde expostos e mãe-criança infectada. O estudo de correlato imunológico de proteção destes indivíduos poderá contribuir na compreensão da patogênese da doença como também para estabelecer formulações vacinais. O sistema imunológico inato é crucial para a proteção natural a vários patógenos extra e intracelulares. As células que compõem o sistema inato expressam receptores que reconhecem os padrões moleculares de patógenos que são vitais para a produção de citocinas e na qualidade da resposta adaptativa. Desta forma, devido a resistência natural dos indivíduos expostos e não infectados pelo HIV, é importante estudar o perfil de resposta imune inata. A estratégia será utilizar ligantes para receptores Toll-like (TLR) para verificar a capacidade de produção de citocinas/quimiocinas e do potencial em gerar a resposta citotóxica, seja mediado pelas células NK e T CD8+. A proposta deste Projeto é avaliar nos indivíduos expostos ao HIV e não infectados e seu respectivo companheiro (a) o potencial de resposta das células mononucleares aos ligantes de TLR-2 (Pam3CSK4), TLR-3 (poly I:C), TLR-4 (lipopolissacáride), TLR-5 (flagelina bacteriana), TLR-7 (Imiquimod), TLR-7/8 (composto R848) e TLR-9 (CpG tipo A) na produção das citocinas e ²-quimiocinas. A influência da ativação via TLR-7/8 e TLR9 será avaliada na geração de células T CD8+ secretoras de CD107a, MIP-1², TNF-± e IFN-± aos peptídeos de GAG do HIV e na ativação e desgranulação das células NK. O grau de ativação das células dendríticas plasmocitoides via TLR-7/8 e TLR9 será avaliada pela expressão de moléculas de ativação e pelo potencial em desgranular as células NK. Além dos fatores imunológicos, será analisado o polimorfismo dos genes do receptor CCR5, CXCR4, dos promotores de CCR5 e SDF-1, neste grupo de estudo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CERVANTES, CESAR A. C.; OLIVEIRA, LUANDA M. S.; MANFRERE, KELLY C. G.; LIMA, JOSENILSON F.; PEREIRA, NATALLI Z.; DUARTE, ALBERTO J. S.; SATO, MARIA N. Antiviral factors and type I/III interferon expression associated with regulatory factors in the oral epithelial cells from HIV-1-serodiscordant couples. SCIENTIFIC REPORTS, v. 6, MAY 11 2016. Citações Web of Science: 2.
LIMA, JOSENILSON F.; OLIVEIRA, LUANDA M. S.; PEREIRA, NATALLI Z.; MITSUNARI, GABRIELLE E.; DUARTE, ALBERTO J. S.; SATO, MARIA N. Distinct Natural Killer Cells in HIV-Exposed Seronegative Subjects With Effector Cytotoxic CD56(dim) and CD56(bright) Cells and Memory-Like CD57(+)NKG2C(+)CD56(dim) Cells. JAIDS-JOURNAL OF ACQUIRED IMMUNE DEFICIENCY SYNDROMES, v. 67, n. 5, p. 463-471, DEC 5 2014. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.