Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação e otimização de processos oxidativos avançados para a degradação do chorume proveniente de aterros sanitário

Processo: 09/17650-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2011 - 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Hélcio José Izário Filho
Beneficiário:Hélcio José Izário Filho
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Aterros sanitários  Tratamento de resíduos sólidos  Oxidação  Chorume  Modelos matemáticos 

Resumo

Atualmente, todo o lixo doméstico das cidades do Vale do Paraíba compreendidas por Cachoeira Paulista, Lorena, Guaratinguetá e Cruzeiro são transferidos para o aterro sanitário (sem prévia separação e/ou tratamento) da cidade de Cachoeira Paulista, e o seu produto recalcitrante (chorume) não passa por nenhum tratamento físico ou mesmo químico, percolando diretamente sobre o aterro, poluindo o meio que o cerca. A demanda mundial por tratamentos de resíduos recalcitrantes, como por exemplo o chorume, é crescente, principalmente com processos que geram produtos e sub-produtos inócuos ou que facilite a degradação, posteriormente, por processos convencionais, como o biológico por lodo ativado. Este trabalho tem como meta pesquisar o tratamento do chorume in natura do aterro sanitário de Cachoeira Paulista pelos processos UVsolar/H2O2, UVsolar/Fenton, UVlâmpada/H2O2, UVlâmpada/Fenton, UVsolar/TiO2 e UVsolar/ZnO em sistemas semi-batelada. Para a avaliação de cada processo oxidativo será utilizado um planejamento de experimentos Fatorial Fracionado 2k-p, na etapa do estudo exploratório, e o Planejamento Composto Central - CCD, a partir do estudo exploratório, envolvendo alguns dos parâmetros específicos mais importantes dos processos oxidativos selecionados, para alimentar o estudo de otimização das condições de processo utilizando a Metodologia de Superfície de Resposta. Em cada experimento, dos diversos tipos de tratamento do chorume proposto, será determinada a concentração do carbono orgânico total (TOC) e a relação de DBO/DQO (Fatores de Resposta), e para os experimentos otimizados serão analisados todos os parâmetros elucidados pelo Artigo 18 da CETESB, que tem como objetivo o descarte em águas superficiais (rio). Ao final do Projeto, pretende-se chegar a uma via otimizada, dentre os processos oxidativos de tratamento do chorume de Cachoeira Paulista, com relação ao custo/benefício mais viável. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAQUEL A. MESSIAS; HÉLCIO J. I. FILHO; GUILHERME A. FERREIRA; OTÁVIO A. SILVA; ADRIANO F. SIQUEIRA; MARCO A. K. ALCÂNTARA. Catalytic Ozonation Using Fe2+ in the Treatment of Dairy Effluent in a Semi-Batch Process with Recycle. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 26, n. 7, p. 1509-1519, Jul. 2015.
ALESSANDRO SAMPAIO CAVALCANTI; HÉLCIO JOSÉ IZÁRIO FILHO; OSWALDO LUIZ COBRA GUIMARÃES; ADRIANO FRANCISCO SIQUEIRA. Modelagem neural e análise estatística do processo de degradação de chorume por foto-Fenton solar. Rev. Ambient. Água, v. 10, n. 1, p. 89-106, Mar. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.