Busca avançada
Ano de início
Entree

Ocorrência de Mycobacterium bovis e outras micobactérias em amostras de leite bovino provenientes de tanques de expansão individuais e coletivos de propriedades rurais da região Centro-Oeste do estado de São Paulo

Processo: 10/18209-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2011 - 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Paes
Beneficiário:Antonio Carlos Paes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesq. associados:Clarice Queico Fujimura Leite ; Helio Langoni ; Marcio Garcia Ribeiro
Assunto(s):Fungos  Mycobacterium bovis  Leite  Qualidade da produção 

Resumo

O tradicional consumo de produtos lácteos, principalmente queijos, elaborados de maneira artesanal a partir de leite sem tratamento térmico representa sério risco sanitário. Estima-se que mais de 90% de todos os casos de doenças relacionadas ao consumo de laticínios sejam de origem bacteriana, das quais já são reconhecidas no mínimo 21 diferentes infecções. As infecções por micobactérias estão entre as mais debilitantes que acometem humanos e os animais, sendo de evolução crônica e progressiva. Entre elas inclui-se a tuberculose, que está entre as principais zoonoses transmitidas através do leite bovino. Atualmente a tuberculose é considerada doença re-emergente, visto que os casos humanos confirmados vêm aumentando significativamente desde a década de 1980. Historicamente, M. bovis tem sido associado à tuberculose extrapulmonar, com maior frequencia em crianças, principalmente devido à ingestão de leite não pasteurizado, ou não submetido a outros tipos de tratamento térmico. De maneira geral, nos países onde a tuberculose ainda é prevalente e a pasteurização do leite não é praticada, estima-se que 10-15% dos casos de tuberculose humana sejam causados por M. bovis. A instabilidade do mercado de leite no Brasil força os pequenos produtores a procurar alternativas para o comércio de sua produção, o que inclui a venda, sem fiscalização sanitária, de leite cru para indivíduos que dão preferência a esse tipo de leite. Até o presente momento não existem métodos laboratoriais validados que permitam a certificação de laticínios sem tratamento térmico como "livres de micobactérias viáveis". O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) implementou a Instrução Normativa nº 51 (IN51), em 2002, que dentre outras medidas, regulamenta a conservação, coleta e transporte de leite cru refrigerado. Com efeito, a pesquisa científica nacional envolvendo patógenos do leite possui uma nova tendência investigativa no que tange a obtenção das amostras: o uso do leite coletivo, de um ou mais rebanhos. Estudos pontuais em outros países tem abordado a determinação de micobactérias em amostras de leite. No entanto, raramente desenvolvem cultivo micobacteriano em paralelo à realização de provas moleculares. Em adição, as pesquisas geralmente trabalham apenas com amostragem individual, e não a partir do tanque de expansão. O presente trabalho tem por objetivo determinar a ocorrência de micobactérias em amostras de leite bovino provenientes de tanques de expansão individuais e coletivos da região centro-oeste paulista. Para tanto, será realizado o cultivo destas amostras em meios de Lowenstein-Jensen e Stonebrink e a prova da Reação em Cadeia pela Polimerase por Enzima de Restrição tanto diretamente das amostras de leite quanto das colônias isoladas que forem caracterizadas como bacilos ácool-ácido resistentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JUNQUEIRA FRANCO, MARLIA MASELLO; PAES, ANTONIO CARLOS; RIBEIRO, MARCIO GARCIA; DE FIGUEIREDO PANTOJA, JOSE CARLOS; BARRETO SANTOS, ADOLFO CARLOS; MIYATA, MARCELO; FUJIMURA LEITE, CLARICE QUEICO; MOTTA, RODRIGO GARCIA; PAGANINI LISTONI, FERNANDO JOSE. Occurrence of mycobacteria in bovine milk samples from both individual and collective bulk tanks at farms and informal markets in the southeast region of Sao Paulo, Brazil. BMC Veterinary Research, v. 9, APR 24 2013. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.