Busca avançada
Ano de início
Entree

Emprego de ensaios de HTS na identificação de compostos guia de produtos naturais e abordagens de planejamento racional de fármacos a alvos selecionados de doenças parasitárias

Processo: 05/51966-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2006 - 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Otavio Henrique Thiemann
Beneficiário:Otavio Henrique Thiemann
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Produtos naturais  Fármacos  Bioprospecção  Tripanossomicidas  Leishmania  Trypanosoma  Schistosoma 

Resumo

Para a descoberta de novos compostos biologicamente ativos contra doença é necessária à avaliação de um grande número de extratos e compostos puros através de ensaios biológicos ou bioquímicos. A probabilidade de identificar novos compostos bioativos depende do número e diversidade química das amostras avaliadas, além da especificidade dos ensaios. Após a identificação de uma nova molécula bioativa, a caracterização estrutural e das interações enzima alvo-ligante se faz necessária para a otimização de propriedades farmacodinâmicas. Esses estudos requerem a construção de bases de dados de compostos e o uso de métodos computacionais avançados em química medicinal. A presente proposta tem como objetivo a implementação de ensaios bioquímicos em larga escala, do inglês High-Throughput Screening (HTS), usando sistemas automatizados que requerem pequenos volumes de amostras. Estes ensaios em larga escala serão muito úteis no esforço global da rede BioprospecTa. O gerenciamento de bases de dados de compostos, onde a informação química/estrutural e biológica estará classificada e organizada, irá permitir a aplicação de métodos avançados em química medicinal computacional para o planejamento de novas moléculas bioativas candidatas a protótipos de novos fármacos. Atualmente, estudos envolvendo a triagem bioquímica de compostos puros de origem natural e sintética e de extratos é realizado em colaboração com os laboratórios de química de produtos naturais do Prof. Dr. Paulo Cezar Vieira (DQ-UFSCar), Prof. Dr. Roberto Gomes de Souza Berlinck (DFQ-IQSC) e Profa. Dra. Monica Tallarico Puppo (FMRP). O objetivo principal do laboratório é o desenvolvimento de pesquisa aplicada e fundamental, assim como de desenvolvimento tecnológico. Este esforço é focado nas áreas de planejamento molecular baseado em estruturas, especificamente e diretamente relacionado à iniciativa da rede BioprospecTa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORDEIRO, ARTUR T.; THIEMANN, OTAVIO H. 16-Bromoepiandrosterone, an activator of the mammalian immune system, inhibits glucose 6-phosphate dehydrogenase from Trypanosoma cruzi and is toxic to these parasites grown in culture. Bioorganic & Medicinal Chemistry, v. 18, n. 13, p. 4762-4768, JUL 1 2010. Citações Web of Science: 19.
CORDEIRO, ARTUR T.; THIEMANN, OTAVIO H.; MICHELS, PAUL A. M. Inhibition of Trypanosoma brucei glucose-6-phosphate dehydrogenase by human steroids and their effects on the viability of cultured parasites. Bioorganic & Medicinal Chemistry, v. 17, n. 6, p. 2483-2489, MAR 15 2009. Citações Web of Science: 35.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.