Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização dos custos de carregamento e de transporte de cargas por navios: aspectos teóricos e computacionais

Processo: 10/51274-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de junho de 2011 - 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Convênio/Acordo: Vale-FAPEMIG-FAPESPA
Pesquisador responsável:Luiz Leduíno de Salles Neto
Beneficiário:Luiz Leduíno de Salles Neto
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Empresa: Vale S/A
Município: São José dos Campos
Bolsa(s) vinculada(s):12/01811-0 - Otimização dos custos de carregamento e de transporte de cargas por navios: aspectos teóricos e computacionais, BP.MS
11/14062-2 - Otimização dos custos de carregamento e de transporte de cargas por navios, BP.MS
11/17740-1 - Desenvolvimento de um protótipo de software visando otimizar o carregamento de navios, BP.IC
Assunto(s):Otimização combinatória  Heurística  Meta-heurística  Transporte de carga  Problemas de carregamento de contêineres  Navios 

Resumo

Este projeto visa o estudo de aspectos teóricos e computacionais da otimização de carregamento e do transporte de cargos por navios, em especial os enfrentados pela empresa Vale S.A. Mais especificamente, pretendemos desenvolver novos modelos e métodos de otimização para esses problemas de forma integrada, levando em conta os custos de carregamento e de transporte, especialmente os que envolvem navios graneleiros e portacontêineres, visando fornecer uma solução ótima (abordagem mono-objetivo) ou um conjunto de soluções eficientes (abordagem multiobjetivo) para auxiliar a tomada de decisão da empresa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Navios sob controle 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AZEVEDO, ANIBAL TAVARES; DE SALLES NETO, LUIZ LEDUINO; CHAVES, ANTONIO AUGUSTO; MORETTI, ANTONIO CARLOS. Solving the 3D stowage planning problem integrated with the quay crane scheduling problem by representation by rules and genetic algorithm. APPLIED SOFT COMPUTING, v. 65, p. 495-516, APR 2018. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

SISTEMA PARA OTIMIZAR A RELAÇÃO ENTRE CUSTOS DE CARREGAMENTO E TRANSPORTE DE CARGAS EM NAVIOS ATRACADOS BR1020140157492 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) ; VALE S.A. . Antonio Carlos Moretti; Luis Hönigmann Cereser; Luiz Leduino De Salles Neto - 25 de junho de 2014