Busca avançada
Ano de início
Entree

Remoção de sulfeto de correntes gasosas e líquidas provenientes de reatores anaeróbios aplicados ao tratamento de drenagem ácida de minas

Processo: 10/51273-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de novembro de 2011 - 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Convênio/Acordo: Vale-FAPEMIG-FAPESPA
Pesquisador responsável:Wiclef Dymurgo Marra Junior
Beneficiário:Wiclef Dymurgo Marra Junior
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Empresa: Vale S/A
Município: São Carlos
Assunto(s):Sulfeto de hidrogênio  Enxofre  Reatores anaeróbios  Drenagem ácida de minas  Desinfecção de gases  Adsorção (tratamento de água) 

Resumo

A drenagem ácida de minas acontece quando a pirita e outros minerais contendo sulfetos são oxidados espontaneamente, devido à presença de oxigênio e água, produzindo ácido sulfúrico que dissolve metais presentes no solo ou rochas. Essa drenagem pode chegar a corpos d'água e comprometer a vida aquática, além de inviabilizar o uso desta água para o abastecimento doméstico ou comercial. O tratamento de drenagens ácidas de minas por processos biológicos, que envolvem a redução do sulfato, apresenta inúmeras vantagens como a remoção de metais pesados, o menor custo de disposição do lodo gerado e geração de alcalinidade. No entanto, quando um processo biológico de redução de sulfato é aplicado, há necessidade de unidades de pós-tratamento das fases líquida e gasosas, pois são gerados efluentes líquidos e gasosos com altas concentrações de sulfeto e o lançamento de sulfeto tanto em correntes gasosas quanto em líquidas é prejudicial ao ambiente, à biota e à saúde humana. Assim, esse projeto de pesquisa visa à remoção de sulfeto do meio gasoso por processo adsortivo, utilizando lodo de reatores anaeróbios como adsorventes e a remoção de sulfeto do meio líquido com conversão a enxofre elementar em reatores micro-aerados. (AU)