Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo de estudo para avaliar o impacto de patógenos entéricos em mananciais de abastecimento público

Processo: 10/50797-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de fevereiro de 2012 - 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Convênio/Acordo: SABESP
Pesquisador responsável:Maria Helena Matte
Beneficiário:Maria Helena Matte
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Empresa: Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (São Paulo - Estado). Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP)
Município: São Paulo
Bolsa(s) vinculada(s):13/12721-4 - Modelo de estudo para avaliar o impacto de patógenos entéricos em mananciais de abastecimento público, BP.TT
12/13232-4 - Modelo de estudo para avaliar o impacto de patógenos entéricos em mananciais de abastecimento público, BP.PD
Assunto(s):Esgotos sanitários  Mananciais  Microbiologia 

Resumo

A proteção ambiental é uma meta da maioria dos governos no mundo, tanto do ponto de vista de conservação dos recursos naturais e ecossistemas quanto da proteção da saúde pública. O grande desafio para a saúde pública e meio ambiente é melhorar a qualidade das águas captadas para abastecimento público e dessa forma melhorar o nível da saúde da população e reduzir, portanto a carga de patógenos nos esgotos, causando menor impacto nos corpos receptores. Portanto, o monitoramento e identificação de patógenos liberados no ambiente e a utilização da abordagem da Avaliação Quantitativa de Risco Microbiológico (AQRM) tomam-se importantes no desenvolvimento de modelo a ser aplicado pelos sistemas produtores de água em seus Planos de Segurança da água (PSA). Propõe-se, então, o monitoramento de esgoto bruto e água de manancial em município selecionado a critério da SABESP. O manancial superficial de captação deve ser impactado por lançamento de esgotos e ainda, o município elegido deve apresentar sistema de monitorização de doenças diarréicas agudas implementado. Serão coletadas amostras de água superficial e de esgoto bruto, quinzenalmente durante 12 meses, para os seguintes parâmetros: Vírus entéricos humanos, detecção de Giardia e Cryptosporidium, detecção e viabilidade de ovos de Ascaris, quantificação de Salmonella. As técnicas utilizadas para a detecção e enumeração dos patógenos selecionados serão tanto técnicas moleculares (Real time-PCR e PCR) e tradicionais. Os resultados no monitoramento, bem como os dados disponíveis de doenças diarréicas agudas serão aplicados na ferramenta de AQRM. OS resultados serão" disseminados através de reuniões científicas ou na forma de cursos e treinamento. O diagnóstico do sistema estudado poderá servir como modelo de avaliação de qualidade a ser aplicado a outros sistemas produtores de água. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Pós-doutorado em parasitologia com Bolsa da FAPESP 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ARAUJO, RONALDA SILVA; AGUIAR, BRUNA; DROPA, MILENA; PEPE RAZZOLINI, MARIA TEREZA; ZANOLI SATO, MARIA INES; LAURETTO, MARCELO DE SOUZA; GALVANI, ANA TEREZA; PADULA, JOSE ANTONIO; MATTE, GLAVUR ROGERIO; MATTE, MARIA HELENA. Detection and molecular characterization of Cryptosporidium species and Giardia assemblages in two watersheds in the metropolitan region of Sao Paulo, Brazil. Environmental Science and Pollution Research, v. 25, n. 15, SI, p. 15191-15203, MAY 2018. Citações Web of Science: 1.
ZAPPELINI, LINCOHN; MARTONE-ROCHA, SOLANGE; DROPA, MILENA; MATTE, MARIA HELENA; TIBA, MONIQUE RIBEIRO; BRETERNITZ, BRUNA SUELLEN; PEPE RAZZOLINI, MARIA TEREZA. Effective characterization of Salmonella Enteritidis by most probable number (MPN) followed by multiplex polymerase chain reaction (PCR) methods. Environmental Science and Pollution Research, v. 24, n. 5, p. 4828-4834, FEB 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.