Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento intensivo de reservatórios da região metropolitana de São Paulo, com ênfase nas cianobactérias e sua correlação com parâmetros físicos e químicos: o caso da Billings

Processo: 10/50738-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de fevereiro de 2012 - 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Convênio/Acordo: SABESP
Pesquisador responsável:Cristina Souza Freire Nordi
Beneficiário:Cristina Souza Freire Nordi
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Município: Diadema
Instituição parceira: Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (São Paulo - Estado). Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP)
Assunto(s):Reservatórios  Cianobactérias  Represas  Região metropolitana  São Paulo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cianobacterias | Floracao De Algas | Monitoramento Ambiental | Monitoramento Em Tempo Real | Qualidade Da Agua | Redes Neurais

Resumo

A presente proposta tem como objetivo principal a avaliação da qualidade da água de reservatórios eutrofizados da região metropolitana de São Paulo, empregados no abastecimento público de cerca de 19 milhões de pessoas por meio de uma estação de monitoramento em tempo real, dos parâmetros pH, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, temperatura da água, turbidez e potencial redox, sólidos totais em suspensão, além da clorofila-a e da concentração de cianobactérias. Para o desenvolvimento desta proposta, será estudada a represa Billings, com a instalação de uma estação de monitoramento em tempo real localizada no entorno da UNIFESP/Campus Diadema. As informações coletadas serão transmitidas via satélite e/ou GPRS. O monitoramento em tempo real pode proporcionar economia de milhões de reais no tratamento de água e bombeamento de água de qualidade. Paralelamente, coletas mensais serão realizadas, próximas à estação, para determinação da composição qualitativa e quantitativa do fitoplâncton, bem como dos parâmetros físico-químicos relacionados. Fazem parte dos objetivos da avaliação de qualidade do reservatório Billings: comparar a diversidade fitoplanctônica e correlacioná-la com as variáveis físicas e químicas nas coletas periódicas; correlacionar os dados intensivos em tempo real de cianobactérias, clorofila-a e dos parâmetros físicos e químicos com a composição qualitativa e quantitativa deste grupo obtida por meio de análises de coletas quinzenais ou mensais; estabelecer um modelo matemático preditivo de crescimento de algas, com ênfase nas cianobactérias, em função do conhecimento da estrutura e dinâmica das comunidades fitoplanctônicas. Pretende-se também analisar a diversidade e filogenia do fitoplânction com o uso de técnicas de Biologia Molecular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAFAEL BARTY DEXTRO; FELLIPE HENRIQUE MARTINS MOUTINHO; CRISTINA SOUZA FREIRE NORDI. Crescimento e produção de estruturas especiais em Nostoc palusodum (Nostocaceae, Cyanobacteria) sob limitação nutricional e diferentes intensidades luminosas. Rev. Ambient. Água, v. 13, n. 6, . (10/50738-8)
RIBEIRO, MATHEUS S. F.; TUCCI, ANDREA; MATARAZZO, MATHEUS P.; VIANA-NIERO, CRISTINA; NORDI, CRISTINA S. F.. Detection of Cyanotoxin-Producing Genes in a Eutrophic Reservoir (Billings Reservoir, SAo Paulo, Brazil). WATER, v. 12, n. 3, . (10/50738-8, 10/52641-1)
BEATRIZ MILZ; PATRICIA OLIVEIRA DE AQUINO; JEAN CARLO GONÇALVES ORTEGA; ANA LUISA VIETTI BITENCOURT; CRISTINA SOUZA FREIRE NORDI. Variabilidade espaço-temporal da qualidade da água superficial do Corpo Central I da represa Billings - São Paulo, Brasil. Rev. Ambient. Água, v. 17, n. 3, . (10/50738-8, 18/23771-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.