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Validação de três escalas de mensuração de Burnout: estudo transcultural em estudantes universitários de Portugal e do Brasil

Processo: 10/15062-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Juliana Alvares Duarte Bonini Campos
Beneficiário:Juliana Alvares Duarte Bonini Campos
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesq. associados: João Maroco
Assunto(s):Escalas  Psicometria  Estresse profissional 

Resumo

O objetivo deste estudo é realizar a adaptação transcultural para o português de três escalas de mensuração de Burnout em estudantes universitários em consonância com o novo acordo ortográfico fixado entre os países de língua oficial portuguesa e estudar sua confiabilidade e validade. A amostra será constituída por estudantes de ensino superior, voluntários, matriculados em Instituições portuguesas e brasileiras. Para caracterização da amostra serão levantadas informações sócio-demográficas e para avaliação do estado de Burnout será utilizado o Inventário de Burnout de Maslach (MBI-SS), o Inventário de Oldenburg (OLBI) e o Inventário de Copenhagen (CBI). Esses serão adaptados para aplicação em estudantes e elaborados em português seguindo-se os critérios de Validação de Face e Conteúdo. Um sítio na Internet será elaborado para abrigar o questionário sócio-demográfico e os inventários. Estes questionários estarão disponíveis on-line para preenchimento durante 7 meses do ano letivo. Para adequação da técnica de aplicação dos instrumentos de medida será realizado estudo piloto. Para estimar a confiabilidade dos inventários será realizada a estatística Kappa (k) com ponderação linear e o Coeficiente alpha de Cronbach (a). A validade fatorial dos modelos resultantes das três escalas propostas (MBI-SS, OLBI, CBI) será avaliada por meio de análise fatorial confirmatória. Será estimada a validade convergente e discriminante dos instrumentos. A validade concorrente será analisada por análise correlacional entre os scores obtidos com as escalas. Será realizada análise fatorial confirmatória multigrupos para avaliar a invariância do modelo na amostra portuguesa e brasileira. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JULIANA ALVARES DUARTE BONINI CAMPOS; JOÃO MAROCO. Adaptação transcultural Portugal-Brasil do Inventário de Burnout de Maslach para estudantes. Revista de Saúde Pública, v. 46, n. 5, p. -, Out. 2012.

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