Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial enzimático de minas de ferro, cobre e ouro

Resumo

A biolixiviação é um dos processos biotecnológicos mais importantes para as indústrias mineradoras, pois possibilita a extração de metais de interesse após ação de microrganismos capazes de oxidar sulfetos metálicos. Entretanto, um aspecto que vem sendo sistematicamente negligenciado é o potencial enzimático da microbiota heterotrófica e litotrófica que está associada a este processo e com potencial aplicação na indústria química sintética e farmacêutica. Processos biocatalíticos de oxidação/redução como os observados na biolixiviação, empregam oxirredutases (monooxigenases e diooxigenases), uma das classes mais importantes na transformação enzimática de xenobióticos. Dentre as monooxigenases destacam-se os citocromos P450, uma superfamília de hemeproteínas extremamente versáteis e diversificadas, observadas em quase todos os organismos vivos. As P450 estão intimamente relacionadas à biossíntese de moléculas sinalizadoras, ao metabolismo de xenobióticos e de substâncias endógenos, catalisando reações de oxidação de heteroátomos, hidroxilações de compostos aromáticos e alifáticos alem de reações de N-, 0-, e S-dealquilação. Assim, buscando a ampliação do escopo de aplicação da microbiota associada a processos de biolixiviação e, devido à destacada relevância destas hemeproteínas, é nosso objetivo promover o isolamento, a purificação e a caracterização de P450 de miroorganismos isolados de tanques de lavagem de mineração. Tal estudo poderá oferecer oportunidades para o desenvolvimento de novas biotecnologias com potencial aplicação na solução de problemas relativos à saúde humana e a processos industriais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, DANIELE F. O.; WOUTERS, FELIPE C.; ZAMPIERI, DAVILA S.; BROCKSOM, TIMOTHY J.; MACHADO, GLAUCO; MARSAIOLI, ANITA J.. Harvestman Phenols and Benzoquinones: Characterisation and Biosynthetic Pathway. Molecules, v. 18, n. 9, p. 11429-11451, . (08/06604-7, 10/51278-0)
COSTA, JONAS HENRIQUE; DA COSTA, BRUNA ZUCOLOTO; DE ANGELIS, DERLENE ATTILI; MARSAIOLI, ANITA JOCELYNE. Monoamine oxidase and transaminase screening: biotransformation of 2-methyl-6-alkylpiperidines by Neopestalotiopsis sp CBMAI 2030. Applied Microbiology and Biotechnology, v. 101, n. 15, p. 6061-6070, . (10/51278-0, 14/22967-3)
SIGRIST, RENATA; DA COSTA, BRUNA ZUCOLOTO; MARSAIOLI, ANITA JOCELYNE; DE OLIVEIRA, LUCIANA GONZAGA. Nature-inspired enzymatic cascades to build valuable compounds. BIOTECHNOLOGY ADVANCES, v. 33, n. 5, SI, p. 394-411, . (10/51278-0, 11/10378-5, 13/12598-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.