Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência na resposta espectral de um nitossolo com cultivo de cana-de-açúcar submetido a diferentes níveis de aplicação de vinhaça via gotejamento subsuperficial

Processo: 10/16368-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Peterson Ricardo Fiorio
Beneficiário:Peterson Ricardo Fiorio
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto  Nitossolos  Vinhaça  Irrigação por gotejamento 

Resumo

O sensoriamento remoto é muito utilizado na avaliação das características químicas e físicas dos solos, como fonte de informações rápidas, não destrutivas e de baixo custo. O objetivo desse trabalho será avaliar alterações químicas e físicas causadas pela aplicação do resíduo da cana-de-açúcar (vinhaça) na resposta espectral no perfil de um Nitossolo. O experimento será instalado na Fazenda Areão (22º43''S, 47º38''O e altitude de 511m) na área experimental do Departamento de Engenharia Biossistemas - ESALQ/USP, Piracicaba-SP. Será adotado o delineamento inteiramente casualizado com 6 tratamentos e 4 repetições, sendo o tratamento 1 sem irrigação e com adubação convencional junto ao plantio, tratamento 2 fertirrigado sem aplicação de vinhaça, tratamentos 3, 4, 5 e 6, serão fertirrigados com 0,5x, 1x, 2x e 3x a dose da CETESB, respectivamente. A sonda Diviner 2000 será utilizada para determinação da umidade a cada três dias e a solução do solo para leitura de pH e condutividade elétrica será coletada a cada 15 dias. Serão obtidas amostras indeformadas, nas profundidades 0-20; 20-40; 40-60 e 60-80 m sendo essas encaminhadas para obtenção de curvas de retenção de água e diferentes doses de vinhaça, sendo obtidas leituras espectrais em laboratório com o sensor hiperespectral, Fieldspec Spectroradiometer. A cada dois meses, serão realizadas amostragens de solo, nas profundidades estabelecidas anteriormente, obtendo-se leituras das amostras em condições de campo e posteriormente de terra fina seca em estufa (TFSE). Espera-se com os dados espectrais obter equações lineares de regressão múltiplas para verificação de teores de vinhaça no solo no monitoramento de áreas com teores acima dos permitido pela CETESB. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JULIANO ARAUJO MARTINS; PETERSON RICARDO FIORIO; JOSÉ A. M. DEMATTÊ; JARBAS HONORIO DE MIRANDA; JOÃO ALBERTO LELIS NETO. Sensoriamento remoto na determinação de atributos de um nitossolo sob aplicação de vinhaça. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 38, n. 3, p. 959-971, Jun. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.