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Desenvolvimento de modelagem sistêmica de vias férreas para aumento de durabilidade e redução de manutenção de forma sustentável

Processo: 10/51284-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de fevereiro de 2012 - 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Convênio/Acordo: Vale-FAPEMIG-FAPESPA
Pesquisador responsável:Liedi Legi Bariani Bernucci
Beneficiário:Liedi Legi Bariani Bernucci
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Empresa: Vale S/A
Município: São Paulo
Assunto(s):Modelos matemáticos  Meio ambiente 

Resumo

O projeto da USP objetiva desenvolver competências e metodologias para a avaliação e desenvolvimento de inovações de sistemas de via férrea, compreendendo várias pesquisas, relacionadas umas às outras de forma sistêmica: (i) avaliação de materiais e soluções construtivas tradicionais, de dormentes, lastros e solos do subleito, e de soluções inovadoras sob o ponto de vista técnico e ambiental; (ii) avaliação do comportamento estrutural do sistema de via férrea em laboratório com simulador de tráfego em escala real, com leitura por sensoriamento eletrônico das tensões e deslocamentos no sistema, de forma a avaliar os possíveis danos e incompatibilidades entre materiais, visando possibilidade de aumento de cargas por eixo e de velocidades operacionais; (iii) análise por modelagem e simulação numérica dos sistemas de vias férreas, sejam os convencionais e tradicionalmente empregados pela VALE, bem como em futuro próximo os sistemas inovadores; (iv) concepção de metodologia de análise dos sistemas de via férrea que permita identificar oportunidades de reduzir impactos ambientais, melhorar confiabilidade e durabilidade do sistema e suas partes, de modo a reduzir as manutenções e paradas de operação, para aumento de capacidade de carga e velocidades de operação. Com esta base de conhecimento o grupo pretende se capacitar para realizar o desenvolvimento de soluções inovadoras na área de vias permanentes. O grupo vislumbra igualmente ampliar em futuro próximo seus horizontes com os estudos de elementos de fixação de trilhos e os trilhos propriamente ditos, envolvendo os pesquisadores de tribologia, da metalurgia e da mecânica, de maneira a reduzir desgastes e trocas destes elementos a médio e longo prazo. Esta pesquisa une docentes e pesquisadores de quatro diferentes departamentos da Escola Politécnica da USP, que trabalharão em REDE com a UFPA, constituindo-se um grupo com competências complementares e vínculos fortes de trabalho para estudo de vias férreas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELIANE BETÂNIA CARVALHO COSTA; FÁBIO ALONSO CARDOSO; VANDERLEY MOACYR JOHN. Efeito do teor e da dispersão de fino calcário na aderência substrato-matriz cimentícia. Ambient. constr., v. 16, n. 2, p. 21-34, Jun. 2016.

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