Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversificação morfológica, funcional e filogenética em Velloziaceae, um modelo para os campos rupestres

Processo: 10/52174-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2011 - 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Renato de Mello-Silva
Beneficiário:Renato de Mello-Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ecossistemas rupestres  Velloziaceae 

Resumo

O estudo da diversificação de organismos vem ganhando novo ímpeto com as recentes abordagens integrativas possibilitadas pela disponibilidade de filogenias bem resolvidas e pelo acúmulo de dados de distribuição, morfologia e ecologia das espécies. A aplicação dessa abordagem a grupos Neotropicais é particularmente interessante devido à grande diversidade de taxa nessas regiões. Várias hipóteses propostas para explicar a diversidade de espécies nos Neotrópicos são focadas na diversificação de grupos amazônicos e muitas delas somente agora podem ser testadas. Estudos empíricos que permitam avaliar os processos responsáveis pela diversificação em áreas como os campos rupestres, que apresenta o maior índice de endemismos e espécies vegetais raras dentre os habitats brasileiros, são ainda inexistentes. Assim, este projeto propõe avaliar os processos de diversificação que atuaram nos (campos rupestres) utilizando como modelo a família Velloziaceae, uma das linhagens mais diversas desse ambiente. Para isso, serão feitas complementações amostrais para ampliar consideravelmente a filogenia já disponível do grupo, e a compilação e amostragem de dados sobre distribuição, morfologia e ecologia das espécies. O estudo será focado em Caracteres vegetativos associados à tolerância das espécies a condições extremas e em caracteres florais mediadores de interações polinizador-planta. Os dados serão avaliados em um contexto filogenético, com o teste de hipóteses que incorporem fatores históricos, biogeográficos e ecológicos, o que permitirá avaliar os processos determinantes da diversificação nos campos rupestres (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALCANTARA, SUZANA; DE MELLO-SILVA, RENATO; TEODORO, GRAZIELLE S.; DREQUECELER, KAMILA; ACKERLY, DAVID D.; OLIVEIRA, RAFAEL S. Carbon assimilation and habitat segregation in resurrection plants: a comparison between desiccation- and non-desiccation-tolerant species of Neotropical Velloziaceae (Pandanales). FUNCTIONAL ECOLOGY, v. 29, n. 12, p. 1499-1512, DEC 2015. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.