Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da participação dos genes mTOR e PTEN na carcinogênese gástrica, através de imunoistoquímica e hibridação in situ fluorescente (FISH)

Processo: 10/16262-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Maria Dirlei Ferreira de Souza Begnami
Beneficiário:Maria Dirlei Ferreira de Souza Begnami
Instituição-sede: Hospital A C Camargo. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica  Peixes  PTEN fosfo-hidrolase  Serina-treonina quinases TOR  Patologia 

Resumo

O carcinoma gástrico (CG) é uma das neoplasias mais comuns no Brasil. Embora sua incidência esteja em declínio nos últimos anos, ainda representa um grande problema de saúde mundial. O tratamento do CG é eminentemente cirúrgico e depende principalmente do tipo de cirurgia e das margens cirúrgicas. Os carcinomas gástricos metastáticos apresentam baixas taxas de sobrevida e o tratamento quimioterápico nestes casos não tem demonstrado boa resposta. Nos últimos anos, muitos estudos vêm sendo realizados na tentativa de compreender melhor a biologia tumoral dos CG. mTOR, uma proteína quinase serina/treonina age na ativação de mecanismos moleculares de síntese proteica e crescimento celular. Alterações nestes mecanismos ocorrem frequentemente nas neoplasias humanas apontando o mTOR como um atrativo alvo terapêutico. Recentes estudos clínicos têm mostrado que a inibição destes mecanismos bloqueia a proliferação celular e/ou induz a morte celular por apoptose melhorando a sobrevida dos pacientes com doença metastática. Porém, tumores com alterações no gene PTEN, não obtiveram boa resposta ao tratamento anti mTOR. A pesquisa da expressão genica e proteica destes genes na mucosa normal e tumoral poderá determinar sua participação na carcinogênese gástrica e auxiliar na identificação e na seleção de pacientes que se beneficiarão com este tipo de tratamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLA CHIAPPINI, PAULA BLANDINA; DANTAS DE MEDEIROS, IVAN UCELLA; CENAGLIA LIMA, LUIZ GUILHERME; FREGNANI, JOSE HUMBERTO; NONOGAKI, SUELY; DA COSTA, JR., WILSON LUIZ; COIMBRA, FELIPE JOSE FERNANDEZ; DE BARROS E SILVA, MILTON JOSE; LOPES DE MELLO, CELSO ABDON; LOPES PINTO, CLOVIS ANTONIO; BEGNAMI, MARIA DIRLEI. Prognostic implications of phosphatidylinositol 3-kinase/AKT signaling pathway activation in gastric carcinomas. Archives of Medical Science, v. 13, n. 6, p. 1262-1268, 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.