Busca avançada
Ano de início
Entree

Metabolismo de DNA em plantas: estabilidade e expressão gênica

Resumo

A estabilidade da informação genética é essencial para o desenvolvimento de um organismo. No entanto, mecanismos que induzam mutações são necessários para garantir o processo evolutivo. Neste projeto dois aspectos diretamente relacionados a estabilidade da molécula de DNA serão abordados: a atividade de elementos de transposição e mecanismos de reparo de DNA em plantas. Em ambos, será estudada a expressão de genes envolvidos nestes processos. Daremos continuidade aos estudos com o elemento de transposição AC do milho e o retrotransposon TNT1 de fumo. Quanto aos mecanismos de reparo pretendemos estudar dos genes THI1 e ARAXPB. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MASUDA, HANA PAULA; NAKABASHI, MYNA; MORGANTE, PATRICIA G.; KAJIHARA, DANIELA; DE SETTA, NATHALIA; MARTINS MENCK, CARLOS FREDERICO; VAN SLUYS, MARIE-ANNE. Evidence for sub-functionalization of tandemly duplicated XPB nucleotide excision repair genes in Arabidopsis thaliana. Gene, v. 754, SEP 5 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

RETROPROM, MÉTODO DE OBTENÇÃO DE RETROPROM E USO DE RETROPROM PI0405412-1 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ; Universidade de São Paulo (USP) . Marie-Anne Van Sluys; Maria Magdalena Rossi; Paula Gonçalves de Araujo - 27 de outubro de 2004