Resumo
A correlação entre a exposição ativa e passiva de indivíduos à fumaça de cigarro e a gênese de doenças respiratória / cardiovascular está bem estabelecida. Ao contrário, apesar da implicação do poluente atmosférico PED [partículas eliminadas na exaustão do diesel] e de seu contaminante, a 1,2-naftoquinona [1,2-NQ], como deflagadores da inflamação nas vias aéreas, as evidências e mecanismos de ação disponíveis ainda são poucos e controversos. Achados deste grupo mostram que camundongos neonatos expostos à 1,2-NQ exibiram na idade adulta maior susceptibilidade à inflamação alérgica. Hipotetizamos que tal efeito é resultante de alterações na expressão e/ou atividade de fatores da resposta imunológica inata em indivíduos susceptíveis (ex.: criança), que afeta a homeostase do sistema imunológico, causando o fenômeno de desbalanço da resposta Th1/Th2. Curiosamente, dados paralelos revelam que o pulmão de animais expostos às PED exibiu maior expressão gênica dos receptores TLR2 e 4, e que compostos químicos relacionados à quinona, i.e. imidazoquinolina, agem como ligante dos TLR7 e 8. Desta feita, este grupo julgou pertinente aprofundar a investigação, considerando o potencial deletério da poluição atmosférica, i.e. PED e 1,2-NQ, na saúde da população de grandes centros urbanos bem como a prevalência da asma na população mundial. Assim, os objetivos são: 1) elucidar o papel dos TLR4 e TLR7 na resposta imune inata de camundongo neonato exposto a 1,2-NQ e a susceptibilidade deste à inflamação alérgica na idade adulta, 2) avaliar o comportamento dos linfócitos T e B bem como dos genes inflamatórios e vias de transdução de sinais envolvidos na regulação/diferenciação das células Th (e.g. GATA-3, T-bet, IL-4R e IL-12R). As estratégias experimentais incluem ensaios farmacológicos / bioquímicos comparativos em diferentes linhagens de camundongos: selvagens, deficientes / nocautes das moléculas sinalizadoras TLR4 e MyD88 ou mutantes de TLR4. Dentre os ensaios funcionais, bioquímicos e outros empregados, destacam-se o teste funcional de reatividade das vias aéreas in vivo via Penh. Se necessário, a mensuração da expressão gênica (via qRT-PCR) e / ou protéica (via Western blot) de receptores (TLR4, TLR7, IL-1R, IL-4R e IL-12R²2), moléculas adaptadoras (MyD88 e TRIF), além de fatores de transcrição (GATA-3 e T-bet). As moléculas de superfície (CD11c, CD19, CD80, CD86, CD40 e I-Ab) e população linfócítica (CD4+ e CD8+) será investigada via citometria de fluxo. (AU)
Publicações científicas(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, KAREN T.;
FLORENZANO, JULIANA;
RODRIGUES, LEANDRO;
FAVARO, RODOLFO R.;
VENTURA, FERNANDA F.;
RIBEIRO, MARCELA G.;
TEIXEIRA, SIMONE A.;
FERREIRA, HELOISA H. A.;
BRAIN, SUSAN D.;
DAMAZO, AMILCAR S.;
ZORN, TELMA M.;
CAMARA, NIELS O.;
MUSCARA, MARCELO N.;
PERON, JEAN PIERRE;
COSTA, SORAIA K.
Early postnatal, but not late, exposure to chemical ambient pollutant 1,2-naphthoquinone increases susceptibility to pulmonary allergic inflammation at adulthood.
ARCHIVES OF TOXICOLOGY,
v. 88,
n. 8,
p. 1589-1605,
AUG 2014.
Citações Web of Science: 4.