Busca avançada
Ano de início
Entree

Canais mitocondriais envolvidos na regulação da vitalidade celular

Processo: 00/09642-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2000 - 31 de outubro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Alicia Juliana Kowaltowski
Beneficiário:Alicia Juliana Kowaltowski
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Auxílios(s) vinculado(s):02/05633-7 - Use of K+ channel agonists to prevent or treat tissue damage promoted by methylmalonic acid, AP.PAPI
Assunto(s):Mitocôndrias  Morte celular  Isquemia miocárdica  Infarto do miocárdio  Acidente vascular cerebral 

Resumo

Sabe-se hoje que dois canais mitocondriais, o canais de K+ sensível a ATP e o poro de transição de permeabilidade, podem ser determinantes para a vitalidade celular em condições potencialmente lesivas, como a isquemia/reperfusão. Esse projeto visa determinar o papel desses canais na lesão isquêmica mitocondrial e celular, tanto em tecido cardíaco como nervoso, estudando a regulação e inter-relação entre os dois canais. Pretendemos também estudar mecanismos de detoxificação celular de espécies reativas de oxigênio, geradas continuamente pela mitocôndria, e que contribuem para a compreensão dos mecanismos que levam uma célula à morte em situações isquêmicas, e pode auxiliar na terapêutica de doenças como o infarto de miocárdio e acidente vascular cerebral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOWALTOWSKI, ALICIA J.; COSSO, RICARDO G.; CAMPOS, CLÁUDIA B.; FISKUM, GARY. Effect of Bcl-2 overexpression on mitochondrial structure and function. Journal of Biological Chemistry, v. 277, n. 45, p. 42802-42807, Nov. 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.