Busca avançada
Ano de início
Entree

O desenvolvimento da confiança seletiva: uma investigação sobre os efeitos da cultura e da cognição social

Resumo

Há uma visão predominante em várias culturas de que as crianças são propensas à credulidade e acreditam em tudo o que seus interlocutores lhes dizem. Há, no entanto, evidências recentes que demonstram que as crianças são capazes de identificar quando um informante é confiável ou não. Mais especificamente, as crianças preferem aprender informações novas de indivíduos que têm um histórico confiável (sempre dão informações precisas) do que informantes que com frequência parecem desconhecer ou se equivocar a respeito de uma determinada situação. O estudo do desenvolvimento da confiança seletiva pode, portanto, ajudar a esclarecer os processos psicológicos pelos quais as crianças adquirem conhecimento, bem como a universalidade de tais processos. A presente proposta tem dois objetivos principais: a) determinar a relação entre a confiança seletiva em crianças pré-escolares e sua compreensão dos estados mentais alheios; e b) comparar a emergência da confiança seletiva entre crianças brasileiras e americanas, uma vez que sistemas sociais diferem muito em relação ao nível de tolerância para a mentira e a desconfiança. Noventa crianças brasileiras e noventa crianças americanas de 3 e 4 anos serão avaliadas em uma tarefa de confiança seletiva e por uma escala de teoria da mente criada para se avaliar diferentes componentes da mesma. Ao explorar tais questões, a presente proposta pode representar uma contribuição importante para o campo de estudos sobre desenvolvimento sociocognitivo e, de um modo mais amplo, para a Psicologia do Desenvolvimento brasileira e internacional, em especial, porque será o primeiro estudo investigando a confiança seletiva em duas culturas diferentes: a americana e a brasileira. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, DEBORA DE HOLLANDA; SUAREZ, SARAH; KOENIG, MELISSA ANN. Selective Trust and Theory of Mind in Brazilian Children: Effects of Culture or Socioeconomic Background?. JOURNAL OF COGNITION AND DEVELOPMENT, v. 22, n. 2 JAN 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.