Busca avançada
Ano de início
Entree

Tradições comportamentais e resolução de problemas em contextos de uso de ferramentas por macacos-prego (Cebus libidinosus)

Processo: 10/16731-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2011 - 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Eduardo Benedicto Ottoni
Beneficiário:Eduardo Benedicto Ottoni
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Raphael Moura Cardoso
Assunto(s):Aprendizagem animal  Solução de problemas  Primatas  Cebus 

Resumo

O uso espontâneo de ferramentas por populações selvagens macacos-prego (Cebus spp) vem sendo estudado por nossa equipe em duas localidades no estado do Piauí. Na Fazenda Boa Vista (FBV), vêm sendo desenvolvidos estudos observacionais e experimentais acerca do uso de ferramentas líticas na quebra de frutos encapsulados, um comportamento típico das populações de ambientes de savana, como o cerrado e a caatinga. Na população da Parque Nacional da Serra da Capivara (SC), por outro lado, observamos a utilização de um repertório comportamental único no que se refere ao uso de ferramentas, com uma utilização diversificada de ferramentas líticas e incluindo o uso de gravetos como sondas para acessar ninhos de invertebrados ou desalojar pequenos vertebrados de fendas nas rochas. Uma vez que alguns anos de observações indicam que o uso de sondas está ausente na população da FBV, estas duas populações constituem excelentes objetos de estudo para examinarmos questões relativas ao papel da experiência individual e coletiva na solução de problemas envolvendo o uso de ferramentas de intrusão (sondas). O objetivo do presente projeto é comparar o desempenho dos indivíduos em um grupo de cada uma destas populações (das quais apenas uma exibe uma aparente tradição comportamental de uso de sondas) numa mesma série de experimentos com tarefas envolvendo o uso deste tipo de ferramentas. No caso do grupo da FBV, a pesquisa nos permitirá, caso os animais sejam capazes de resolver ao menos a variante inicial da tarefa, acompanhar os processos de inovação e da eventual disseminação subsequente de uma nova tradição comportamental. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, RAPHAEL MOURA; OTTONI, EDUARDO B. The effects of tradition on problem solving by two wild populations of bearded capuchin monkeys in a probing task. BIOLOGY LETTERS, v. 12, n. 11 NOV 1 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.