Busca avançada
Ano de início
Entree

As redes de apoio sociais e afetivas a criança e ao adolescente vítimas de violência doméstica e institucional

Resumo

Objeto de estudo: "Redes Sociais e Afetivas de Atenção a Crianças e Adolescente vítimas de violência", tendo como recorte: a família, escola, o abrigo, Conselho Tutelar, Sistema de Saúde. Objetivos: 1. Analisar a atuação da rede de proteção à criança e ao adolescente no município de Uberaba-MG a partir das demandas atendidas pelo Conselho Tutelar, no período de agosto de 2007 a julho de 2010, com ênfase nas interfaces entre saúde, assistência social e dos recursos de comunidade; 2.compreender e descrever as ações na Atenção Primária à Saúde prestadas pelo enfermeiro a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica no Distrito Oeste do Município de Ribeirão Preto - SP; 3.identificar os vínculos institucionais das escolas de ensino médio pertencentes à rede estadual de Alfenas-MG e Ribeirão Preto-SP para o enfrentamento dos casos de violência escolar; 4.conhecer e analisar os fatores de proteção a que adolescentes vitimizados e abrigados estão submetidos elou têm acesso, sob o olhar destes adolescentes no município de Campinas-SP e Ribeirão Preto-SP. Metodologia: se valerá da combinação de métodos que permitam a obtenção de informações tanto quantitativas quanto qualitativas e cujas análises permitam a construção de uma compreensão ampliada do fenômeno em estudo (Mirian Goldemberg, 2002). Instrumento de Coleta de Dados: optamos por análise documental, aplicação de formulário; entrevista semi-estruturada, observação livre e participante, grupo focal, mapa mínimo da Rede Social Institucional elaborado por Walter Ude (2008). Os dados quantitativos serão armazenados num banco de dados e DbaseIII Plus, trabalhando-se com freqüências absolutas e relativa através do Programa Epi-Info 6.0. Após a integralização desse banco será realizado cruzamento de variáveis através do mencionado programa. Nos dados qualitativos optamos pelo Método de Interpretação de Sentidos - trata de uma "perpectiva das correntes compreensivas das ciências sociais que analisa: (a) palavras; (b) ações; (c) conjunto de inter-relações; (d) grupos; (e) instituições; (f) conjunturas, dentre outros corpos analíticos" (Gomes, et AL., 2005, p.202). Campo de Estudo: Ribeirão Preto-SP, Campinas-SP, Uberaba-MG, Alfenas - MG. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAGAO, AILTON DE SOUZA; CARVALHO FERRIANI, MARIA DAS GRACAS; VENDRUSCOLLO, TELMA SANCHEZ; SOUZA, SINARA DE LIMA; GOMES, ROMEU. Primary care nurses' approach to cases of violence against children. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. SI, p. 172-179, JAN-FEB 2013. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.