Busca avançada
Ano de início
Entree

Terapia fotodinâmica como coadjuvante ao tratamento não cirúrgico da periodontite crônica: um ensaio clínico aleatório controlado

Processo: 09/53934-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2011 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Giorgio de Micheli
Beneficiário:Giorgio de Micheli
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças periodontais  Reação em cadeia por polimerase (PCR)  Fotoquimioterapia 

Resumo

O objetivo do tratamento periodontal é restabelecer saúde dos tecidos, através da eliminação e controle dos fatores etiológicos, reduzindo a agressão microbiana. Alguns microrganismos persistem na superfície radicular mesmo após a raspagem. Dessa maneira, o tratamento mecânico convencional pode falhar em reduzir o número dos periodontopatógenos a níveis compatíveis com saúde. O objetivo deste estudo é verificar a eficácia da Terapia Fotodinâmica (PDT) como um coadjuvante ao tratamento não-cirúrgico da periodontite crônica através da avaliação de parâmetros clínicos e microbiológicos. Será realizado um ensaio clínico aleatório controlado duplo-cego boca-dividida para avaliar 41 pacientes. Indivíduos portadores de periodontite crônica serão submetidos ao tratamento periodontal convencional. Após seis semanas, os pacientes serão reavaliados e os sítios com bolsas residuais (PCS = 5 mm) serão selecionados como sítios experimentais, e serão alocados em grupo teste e controle aleatoriamente. O grupo teste receberá a aplicação da PDT, e o grupo controle receberá procedimento sham. Os parâmetros clínicos serão avaliados no início, 6 semanas, 6 e 12 meses após o tratamento. A coleta de placa subgengival será feita antes da PDT, uma semana após, 6 semanas, e 6 meses depois. A avaliação microbiológica será feita a partir da detecção e quantificação de periodontopatógenos, tais como Porphyromonas gingivalis, Tannerella forsythia, Treponema denticola e Aggregatibacter actinomycetencomitans, pela reação de polimerase em cadeia em tempo real (PCR real time). Durante o período de acompanhamento, os pacientes receberão manutenção periodontal a cada 3 meses, quando também será feita a aplicação da PDT. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, VERONICA F.; ANDRADE, PRISCILA V. C.; RODRIGUES, MICHELLE F.; HIRATA, MARIO H.; HIRATA, ROSARIO D. C.; PANNUTI, CLAUDIO M.; DE MICHELI, GIORGIO; CONDE, MARINA C. Antimicrobial photodynamic effect to treat residual pockets in periodontal patients: a randomized controlled clinical trial. Journal of Clinical Periodontology, v. 42, n. 5, p. 440-447, MAY 2015. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.