Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência e investigação do papel do HCMV na oncomodulação de tumores cerebrais

Processo: 10/14830-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2011 - 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Maria Cristina Carlan da Silva
Beneficiário:Maria Cristina Carlan da Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesq. associados:Manoel Jacobsen Teixeira
Assunto(s):Virologia  Citomegalovirus  Proteínas virais  Células tumorais  Glioblastoma  Neoplasias cerebrais 

Resumo

O citomegalovírus humano (HCMV) é um agente viral de grande importância no mundo que acomete indivíduos imunocomprometidos e recém nascidos, causando uma variedade de doenças graves nos mesmos e podendo levar ao óbito. Recentes evidências indicam que o HCMV está envolvido no processo de progressão tumoral. Estudos demonstraram que o DNA viral e proteínas virais estão presentes em diversos tipos de cânceres; proteínas virais são capazes de interferir com a progressão do ciclo celular, apoptose e ativação do sistema imune e há indicações de que a infecção de células tumorais pelo HCMV aumenta a malignidade das mesmas. Estas descobertas levaram a criação do termo oncomodulação, definido como a habilidade do vírus em promover um processo tumoral. Os estudos do papel do HCMV no processo de malignidade de tumores estão avançando enormemente e um melhor entendimento do fenômeno de oncomodulação é essencial para elucidação da participação do HCMV na progressão de tumores e para determinação de proteínas virais que podem ser alvo terapêutico em certos tipos de cânceres. Este projeto visa a detecção da replicação do HCMV em tumores de cérebro, mais especificamente glioblastomas, bem como o estabelecimento de linhagens celulares de tumores cerebrais e posterior inibição da expressão de genes virais envolvidos com a malignidade celular nas mesmas, com a finalidade de verificar seus efeitos na proliferação celular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, CLAUDIA JANUARIO; STANGHERLIN, LUCAS MATHEUS; FIGUEIREDO, EBERVAL GADELHA; CORREA, CLEMAR; TEIXEIRA, MANOEL JACOBSEN; CARLAN DA SILVA, MARIA CRISTINA. High Prevalence of HCMV and Viral Load in Tumor Tissues and Peripheral Blood of Glioblastoma Multiforme Patients. Journal of Medical Virology, v. 86, n. 11, p. 1953-1961, NOV 2014. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.