Busca avançada
Ano de início
Entree

Retenção de clorofila em sementes de soja (Glycine max (L.) Merr.): estudos fisiológicos, bioquímicos e moleculares

Processo: 10/20263-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2011 - 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Edvaldo Aparecido Amaral da Silva
Beneficiário:Edvaldo Aparecido Amaral da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Cláudio Cavariani ; Henk W.M.Hilhorst ; Renake Nogueira Teixeira
Assunto(s):Soja  Glycine max  Feijão de soja  Expressão gênica  Sementes  Clorofila 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:clorofila | Estresse abiótico | expressão gênica | Glycine max | semente | Soja | Produção e Tecnologia de Sementes

Resumo

A retenção de clorofila tem afetado a produção de sementes de soja no Brasil, principalmente na região dos cerrados. Como conseqüência, tem-se a redução da qualidade dos lotes, constatada por queda na germinação e no vigor, com prejuízos no estabelecimento de população adequada de plantas, no momento da semeadura. Além de afetar a qualidade fisiológica das sementes, a presença de clorofila também exerce efeito negativo sobre a qualidade do óleo extraído. A degradação da clorofila pode ser afetada pelo estádio de maturação, por condições de secagem, aplicação de produtos químicos dessecantes e pelas condições climáticas, especialmente durante as fases de acúmulo de reservas e maturação das sementes. Apesar da importância do desaparecimento da clorofila nas sementes, o conhecimento do mecanismo de degradação do pigmento é escasso. Desta forma, o objetivo do presente estudo será avaliar a influência do ambiente (alta temperatura e deficiência hídrica) na expressão de genes relacionados à degradação e retenção de clorofila em sementes maduras de soja. O projeto de pesquisa será conduzido na Fazenda Experimental Lageado da FCA/UNESP - Botucatu-SP e executado em três etapas. Na primeira etapa as sementes serão produzidas sob condições de estresse hídrico e térmico, e caracterizadas quanto ao teor de água, à taxa de retenção de clorofila, ao teor de clorofila e quanto à qualidade fisiológica analisada por testes de germinação e vigor. Na segunda etapa serão realizadas as análises moleculares através da extração do RNA das sementes, construção de cDNAs e hibridização em microarranjos de soja (Affymetrix), realizada pela Molecular Core (UNIFESP). Na terceira etapa será feita a análise dos microarranjos, com a seleção dos principais genes envolvidos na retenção de clorofila, seguido da validação desses genes através da técnica de PCR em tempo real. Os dados serão submetidos à análise de variância. As médias obtidas nas análises fofisiológicas serão comparadas para um mesmo cultivar e entre cultivares, pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA, RENAKE N.; LIGTERINK, WILCO; FRANCA-NETO, JOSE DE B.; HILHORST, HENK W. M.; DA SILVA, EDVALDO A. A.. Gene expression profiling of the green seed problem in Soybean. BMC PLANT BIOLOGY, v. 16, . (10/19878-8, 10/20263-8, 12/09453-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.