Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro do potencial de um gel contendo Euclea natalensis na redução da erosão dentária e na permeabilidade dentinária

Resumo

Este projeto tem por objetivo avaliar a efetividade da planta Euclea natalensis na redução da erosão e da permeabilidade em dentina, in vitro. Para avaliar a erosão serão utilizados 120 blocos de dentina bovina (4X4 mm) padronizados pela microdureza superficial e divididos em 6 grupos, de acordo com o tratamento: C (controle, gel base); F (gel fluoretado, NaF a 1,23%); Fe (gel com ferro, FeSO4 a 10 mmol/L); Mu (gel com extrato da Euclea natalensis) e F+Mu (gel fluoretado + Euclea natalensis); Fe+ Mu( gel com FeSO4+ extrato da Euclea natalensis) . Após a aplicação e remoção dos respectivos géis, por 5 min, serão realizados 4 ciclos de des-remineralização. Cada ciclo compreenderá desmineralização pela imersão dos blocos em refrigerante do tipo cola (30 mL, por 10 min) e remineralização em saliva artificial (1 h). Para avaliar a permeabilidade dentinária serão preparadas 40 coroas de 3os molares humanos, os quais terão suas raízes seccionadas e as e a polpa coronária removida. A seguir, os dentes serão subdivididos em 04 grupos de 10 elementos cada, correspondentes às 04 soluções testadas (flúor gel 1,23% acidulado, gel contendo Euclea natalensis, gel base e Oxa-gel). Os géis testados serão aplicados sobre a superfície das coroas preparadas e os elementos dentários serão em seguida, submetidos ao teste de condutividade hidráulica utilizando o Flodec, de acordo com a seguinte seqüência: 1. na presença de smear layer no lado oclusal, representando a permeabilidade mínima; 2. na ausência de smear layer, após o condicionamento com ácido fosfórico a 37% por 1 minuto, para a obtenção da permeabilidade máxima; 3. após a aplicação de uma das soluções testadas na superfície oclusal durante 4 minutos; 4. Após a aplicação do gel de ácido cítrico a 6% por 1 minuto, para verificar a efetividade dos géis. Para os dois subprojetos serão utilizados os testes estatísticos necessários para comparar os grupos estudados, adotando-se nível de significância de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO SALES-PERES, SILVIA HELENA; HAMINA XAVIER, CHEILA NILZA; ABEL MAPENGO, MARTA ARTEMISA; FORIM, MOACIR ROSSI; SILVA, MARIA DE FATIMA; SALES-PERES, ARSENIO. Erosion and abrasion-inhibiting in situ effect of the Euclea natalensis plant of African regions. Brazilian Oral Research, v. 30, n. 1 2016. Citações Web of Science: 1.
DE CARVALHO SALES-PERES, SILVIA HELENA; DE FREITAS BRIANEZZI, LETICIA FERREIRA; MARSICANO, JULIANE AVANSINI; FORIM, MOACIR ROSSI; DA SILVA, MARIA FATIMA DAS GRACAS FERNANDES; SALES-PERES, ARSENIO. Evaluation of an Experimental Gel Containing Euclea natalensis: An In Vitro Study. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine, 2012. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.