Busca avançada
Ano de início
Entree

Culex quinquefasciatus: alguns aspectos da sua fisiologia

Processo: 10/51241-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Alcira Tania Bijovsky de Katzin
Beneficiário:Alcira Tania Bijovsky de Katzin
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Culex quinquefasciatus  Corpo gorduroso  Vitelogeninas  Hexamerinas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corion | Corpo Gorduroso | Culex Quinquefasciatus | Enzimas Vitelogenicas | Hexamerinas | Receptor De Vitelogenina

Resumo

Estudo recente do processo vitelogênico de Culex quinquefasciatus (Cardoso et al., 2010) abriu uma série de interrogantes que pretendemos responder em este projeto. 1. É fato conhecido em vários insetos que os grânulos de vitelo carregam também os precursores das enzimas que irão hidrolisar a vitelina durante a embriogênese. Pretendemos caracterizar estas enzimas e determinar seu local de síntese assim como as vias de secreção e entrada no ovócito. 2. Dados preliminares sugerem que a transcrição do gene do receptor de vitelogenina de Cx. quinquefasciatus continua durante todo o processo ovogênico. Pretendemos confirmar estes dados e determinar qual o local de síntese do receptor. 3. A eletroforese de extratos de ovário revela existência de um par de polipeptídeos de baixa massa molecular, cujo aparecimento coincide com o de vesículas eletrondensas na superfície das células foliculares, possíveis precursores do exocórion. Pretendemos analisar estes polipeptídeos e determinar sua relação com a estrutura coriônica. 4. Estudos sobre comportamento dos indivíduos da nossa colônia mostraram que, em relação a outros culicídeos, eles apresentam um retardo no primeiro repasto sanguíneo. A eletroforese de extratos de corpo gorduroso de fêmeas adultas nos primeiros dias após a emersão mostra um padrão muito semelhante ao de pupas, com a presença de possíveis proteínas de armazenamento. Queremos caracterizar estas proteínas e determinar sua eventual relação com o comportamento dos mosquitos adultos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, LARISSA A.; FOGACA, ANDREA C.; TANIA BIJOVSKY, A.; CARBALLAR-LEJARAZU, REBECA; MARINOTTI, OSVALDO; CARDOSO, ANDRE F.. Culex quinquefasciatus Storage Proteins. PLoS One, v. 8, n. 10, . (10/51241-0, 13/09211-4)
MOURA, ALEXANDRE S.; CARDOSO, ANDRE F.; COSTA-DA-SILVA, ANDRE L.; WINTER, CARLOS E.; TANIA BIJOVSKY, A.. Two Cathepsins B Are Responsible for the Yolk Protein Hydrolysis in Culex quinquefasciatus. PLoS One, v. 10, n. 2, . (10/51241-0, 13/09211-4)