Busca avançada
Ano de início
Entree

Culex quinquefasciatus: alguns aspectos da sua fisiologia

Processo: 10/51241-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2011 - 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Alcira Tania Bijovsky de Katzin
Beneficiário:Alcira Tania Bijovsky de Katzin
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Culex quinquefasciatus  Corpo gorduroso  Vitelogeninas  Hexamerinas 

Resumo

Estudo recente do processo vitelogênico de Culex quinquefasciatus (Cardoso et al., 2010) abriu uma série de interrogantes que pretendemos responder em este projeto. 1. É fato conhecido em vários insetos que os grânulos de vitelo carregam também os precursores das enzimas que irão hidrolisar a vitelina durante a embriogênese. Pretendemos caracterizar estas enzimas e determinar seu local de síntese assim como as vias de secreção e entrada no ovócito. 2. Dados preliminares sugerem que a transcrição do gene do receptor de vitelogenina de Cx. quinquefasciatus continua durante todo o processo ovogênico. Pretendemos confirmar estes dados e determinar qual o local de síntese do receptor. 3. A eletroforese de extratos de ovário revela existência de um par de polipeptídeos de baixa massa molecular, cujo aparecimento coincide com o de vesículas eletrondensas na superfície das células foliculares, possíveis precursores do exocórion. Pretendemos analisar estes polipeptídeos e determinar sua relação com a estrutura coriônica. 4. Estudos sobre comportamento dos indivíduos da nossa colônia mostraram que, em relação a outros culicídeos, eles apresentam um retardo no primeiro repasto sanguíneo. A eletroforese de extratos de corpo gorduroso de fêmeas adultas nos primeiros dias após a emersão mostra um padrão muito semelhante ao de pupas, com a presença de possíveis proteínas de armazenamento. Queremos caracterizar estas proteínas e determinar sua eventual relação com o comportamento dos mosquitos adultos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOURA, ALEXANDRE S.; CARDOSO, ANDRE F.; COSTA-DA-SILVA, ANDRE L.; WINTER, CARLOS E.; TANIA BIJOVSKY, A. Two Cathepsins B Are Responsible for the Yolk Protein Hydrolysis in Culex quinquefasciatus. PLoS One, v. 10, n. 2 FEB 24 2015. Citações Web of Science: 3.
MARTINS, LARISSA A.; FOGACA, ANDREA C.; TANIA BIJOVSKY, A.; CARBALLAR-LEJARAZU, REBECA; MARINOTTI, OSVALDO; CARDOSO, ANDRE F. Culex quinquefasciatus Storage Proteins. PLoS One, v. 8, n. 10 OCT 29 2013. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.