Auxílio à pesquisa 10/18282-4 - Saúde ocupacional, Prisões - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Síndrome de Burnout e alcoolismo em funcionários de penitenciárias

Processo: 10/18282-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Juliana Alvares Duarte Bonini Campos
Beneficiário:Juliana Alvares Duarte Bonini Campos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Valéria Cristina Schneider
Assunto(s):Saúde ocupacional  Prisões  Estresse  Estresse profissional  Alcoolismo  Psicometria 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alcoolismo | Burnout | Esgotamento Profissional | Psicometria | Validade dos testes | Saúde Ocupacional

Resumo

As peculiaridades laborais e as situações de grande tensão vividas por funcionários de penitenciárias aumentam o risco desses profissionais apresentarem níveis elevados e contínuos de estresse o que pode culminar na Síndrome de Burnout e/ou consumo exacerbado de bebidas alcoólicas como mecanismo de enfrentamento. Deste modo, propõe-se a realização desse estudo com o objetivo de identificar a prevalência da Síndrome de Burnout e de Alcoolismo e sua associação com as variáveis de interesse em Funcionários de Penitenciárias de Itirapina - SP. Participarão do estudo todos os funcionários de duas penitenciárias do município que concordarem com os termos do Consentimento Livre e Esclarecido. Como instrumentos de medida serão utilizados um questionário sócio-demográfico, o teste de identificação de transtornos devido ao uso de álcool, o Inventário de Burnout Maslach, o inventário Brief-COPE e a Escala de Satisfação com o Suporte Social. As propriedades psicométricas dos instrumentos serão avaliadas estimando-se a sensibilidade psicométrica dos itens, a confiabilidade e as validades fatorial confirmatória, convergente e discriminante. Será realizada estatística descritiva e modelagem por meio de equações estruturais onde o alcoolismo será o construto central. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, RAQUEL VELEZ; SCHNEIDER, VALERIA; SAMPAIO BONAFE, FERNANDA SALLOUME; MAROCO, JOAO; DUARTE BONINI CAMPOS, JULIANA ALVARES. Occupational characteristics and Burnout Syndrome in Brazilian correctional staff. WORK-A JOURNAL OF PREVENTION ASSESSMENT & REHABILITATION, v. 55, n. 1, p. 215-223, . (10/18282-4)
JULIANA ALVARES DUARTE BONINI CAMPOS; VALÉRIA SCHNEIDER; FERNANDA SALLOUME SAMPAIO BONAFÉ; RAQUEL VELEZ OLIVEIRA; JOÃO MAROCO. Síndrome de Burnout e consumo de álcool em agentes penitenciários. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 19, n. 1, p. 205-216, . (10/18282-4)