Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem computacional de sistemas de geração de energia elétrica alternativa

Processo: 10/20250-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2011 - 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Mauricio Barbosa de Camargo Salles
Beneficiário:Mauricio Barbosa de Camargo Salles
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fontes alternativas de energia  Geração de energia elétrica  Energia eólica  Energia solar 

Resumo

Uma das áreas de pesquisas mais proeminentes da geração de energia elétrica está relacionada com o uso de fontes alternativas de energia para diversificação da matriz energética. As fontes de energia renováveis (como, por exemplo, a solar, a hidráulica e a eólica) já ocupam papel de destaque neste cenário. Por outro lado, a geração de energia elétrica embarcada, ou seja, que se localiza dentro de um veículo, para fins de tração e também para o consumo interno, vem ganhando destaque. Tal fato pode ser explicado pelo desenvolvimento da eletrônica de potência, bem como, pelo aumento da eficiência das cargas ligadas ao sistema. Os sistemas embarcados são muito semelhantes aos sistemas de energia elétrica isolados. Este projeto de pesquisa irá se concentrar principalmente na geração de energia eólica, solar e embarcada (considerando veículos híbridos). Neste contexto, serão desenvolvidos modelos computacionais para representar tais tecnologias modernas, considerando suas filosofias de controles e suas conexões aos seus respectivos sistemas. Com o desenvolvimento de tais modelos será possível realizar estudos relacionados à estabilidade, ao controle de tensão, ao controle de velocidade e ao rendimento. Desta forma, espera-se que este projeto de pesquisa ajude a entender melhor as características de alguns sistemas de geração de energia elétrica alternativa e seus acionamentos de forma a direcionar as pesquisas futuras feitas pelo pesquisador proponente, no início da carreira docente, e por sua equipe, em inicio de pesquisa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAEZ, M. A.; SALLES, M. B. C.; RAHMANN, C.; GRILO, A. P. Voltage support in industrial distribution systems in presence of induction generator-based wind turbines and large motors. Electric Power Systems Research, v. 140, p. 681-688, NOV 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.