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Camadas populares e universidade pública: o sentido da experiência escolar de estudantes que ingressaram na Universidade de São Paulo por meio do InclUSP

Resumo

Pesquisas sobre a adoção de políticas de ações afirmativas no ensino superior no Brasil são recentes. Já pesquisas sobre o acesso e a permanência de estudantes das camadas populares começam a surgir a partir de 1990 e privilegiam a experiência dos estudantes para discutir as dificuldades e as possibilidades dessa presença no ensino superior. Tais estudos investigam os processos e as práticas que permitem compreender condições que possibilitam trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares. As pesquisas existentes sobre o tema também tendem a enfocar predominantemente a ruptura cultural decorrente da diferença entre o mundo escolar e o familiar e o sofrimento daí proveniente. Outros trabalhos, no entanto, têm apontado para a necessidade de se atentar para diferentes sentidos que a experiência universitária em instituições públicas pode ter para estudantes das camadas populares. Assim, o objetivo deste projeto de pesquisa é investigar o sentido pessoal atribuído à experiência escolar, aí inclusa a experiência universitária, por estudantes provenientes das camadas populares que ingressaram em uma universidade pública de prestígio no marco da adoção de uma política de ação afirmativa. Mais especificamente, buscar-se-á analisar o sentido da experiência escolar de estudantes que ingressaram na Universidade de São Paulo por meio do InclUSP Programa de Inclusão Social da USP). (AU)