Busca avançada
Ano de início
Entree

Resgate histórico e científico das plantas do Brasil depositadas nos herbários de Kew e Paris: Clado urticoide (Cannabaceae, Moraceae, Ulmaceae e Urticaceae)

Processo: 10/52487-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Vigência: 01 de março de 2011 - 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Convênio/Acordo: CNPq - REFLORA
Pesquisador responsável:Sergio Romaniuc Neto
Beneficiário:Sergio Romaniuc Neto
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Plantas  Herbários  Moraceae  Ulmaceae  Urticaceae  Cannabaceae 

Resumo

Os objetivos a serem alcançados no presente projeto são: 1) Obter imagens digitalizadas ou fotografadas de todas as etiquetas das exsicatas das famílias botânicas Cannabaceae, Moraceae, Ulmaceae e Urticaceae contidas nas coleções botânicas do RBG, Kew e MNHN, Paris, a partir do século XVIII. 2) produzir uma base de dados digitalizados acerca dessas famílias, contendo informações das etiquetas sobre: nomes científicos, nomes populares, nome (s) do(s) coletor(es), datas das coletas, instituição do coletor, instituições que financiaram as coletas, locais de coleta, características dos locais de coleta, herbário-destino das exsicatas e das duplicatas, tipos de usos das plantas coletadas, anotações realizadas a posteriori por outros pesquisadores, dentre outras informações constantes nas etiquetas. 3) Analisar os dados obtidos em relação a cada um dos tipos de informação acima citados, apoiados na hermenêutica botânica, incluindo sua relação com o processo de colonização ocorrente no Brasil e de seu desenvolvimento a partir dessa época e a história de alguns dos principais coletores que têm suas coleções abrigadas nesses dois herbários; 4) reunir os dados obtidos num sistema de informação on line, através de um website de acesso livre, nos moldes do Herbário Virtual A. de Saint-Hilaire, disponível em http://hvsh.cria.org.br/hv; 5) Preparar relatórios científicos parciais e final; 6) Complementar os estudos botânicos da rede de pesquisa formada no presente projeto; 7) Editar e publicar livro e artigos científicos com os resultados das pesquisas realizadas; 8) Capacitar estudantes de graduação e pós-graduação; 9) Reforçar o intercâmbio tecno-científico entre instituições brasileiras e estrangeiras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PATRÍCIA APARECIDA DE SÃO-JOSÉ; SERGIO ROMANIUC-NETO. Diversidade de Dorstenia L. (Moraceae) do Estado de São Paulo, Brasil. Hoehnea, v. 43, n. 2, p. 247-264, Jun. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.