Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da escovação simulada e da ciclagem de pH na superfície de resinas compostas de diferentes características

Processo: 10/14111-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2011 - 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Sergio Kiyoshi Ishikiriama
Beneficiário:Sergio Kiyoshi Ishikiriama
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Pesq. associados:Rafael Francisco Lia Mondelli
Assunto(s):Desgaste de restauração dentária  Resinas compostas  Resinas de silorano  Rugosidade superficial  Testes de dureza 

Resumo

Resinas compostas com novas propostas têm sido lançadas no mercado odontológico, com a proposta de melhorar as propriedades físicas e mecânicas que ainda comprometem a longevidade do material. O presente estudo tem como objetivo avaliar quantitativamente a alteração na rugosidade superficial, na dureza e o desgaste de resinas compostas com diferentes características de matriz orgânica e de carga inorgânica frente ao teste de escovação simulada e ciclagem de pH. Serão testadas três resinas compostas: Filtek Z250 (Bis-GMA, microhíbrida), Filtek Z350 (Bis-GMA, nanoparticulada) e Filtek P90 (silorano, microhíbrida) de uma mesma marca comercial (3M-ESPE). Para cada resina serão confeccionados dois grupos (n=10) de corpos-de-prova retangulares com dimensões de 15mmx5mmx4mm. As resinas serão fotopolimerizadas em quatro incrementos de acordo com as indicações do fabricante e, após o polimento adequado dos espécimes, a rugosidade inicial (Ra) será obtida pela média de três leituras com o Rugosímetro Hommel T1000. Um dos grupos de cada resina será submetido a um protocolo de ciclagem de pH (desmineralização-pH 4,3 e remineralização-pH 7,0). Previamente ao teste de escovação simulada, ambos os grupos os corpos de prova serão submetidos ao teste de microdureza Knoop. Para o teste de abrasão, metade de cada corpo de prova será protegida e na outra metade serão realizados 100.000 ciclos de escovação simulada, permanecendo a metade protegida como grupo controle. Na metade escovada será verificada a rugosidade final, seguindo os mesmos parâmetros iniciais, e o desgaste (µm) será quantificado pela média de 3 leituras do perfil real entre as duas superfícies (controle e escovada).Serão comparados os valores de rugosidade inicial e final para cada grupo, assim como os valores de dureza e desgaste entre todos os grupos (ANOVA e Tukey, p<0,05). Também será analisada a influência da ciclagem de pH sobre todos os fatores analisados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ISHIKIRIAMA, SERGIO KIYOSHI; ORDONEZ-AGUILERA, JUAN FERNANDO; MAENOSONO, RAFAEL MASSUNARI; AMARAL VOLU, FERNANDA LESSA; LIA MONDELLI, RAFAEL FRANCISCO. Surface roughness and wear of resin cements after toothbrush abrasion. Brazilian Oral Research, v. 29, n. 1 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.