Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos efeitos de flavonóides na expressão gênica, metilação e danos ao DNA em células caninas

Resumo

O câncer é uma das mais importantes causas de mortalidade para humanos e animais. Em cães, estima-se que 1 em cada 3-4 animais desenvolverá algum tipo de câncer, duas vezes mais que o ser humano. Os flavonóides, substâncias presentes em diversas espécies vegetais, são considerados substâncias promissoras para o desenvolvimento de drogas a serem utilizadas na prevenção e combate da doença. Entretanto, ainda são necessários estudos sobre os seus mecanismos de ação e a relevância dos diferentes efeitos sobre o material genético celular. Neste sentido, o objetivo geral deste projeto é analisar os efeitos de flavonóides na linhagem de macrófagos caninos DH82, originada de um histiocitoma, com especial enfoque na metilação global do DNA, na indução de lesões no DNA, na expressão de genes de reparo do DNA, supressores de tumores, genes codificando DNA metiltransferases e topisomerases. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, GABRIEL; FACHIN, ANA LUCIA; BELEBONI, RENE O.; FRANCA, SUZELEI C.; MARINS, MOZART. In Vitro Action of Flavonoids in the Canine Malignant Histiocytic Cell Line DH82. Molecules, v. 18, n. 12, p. 15448-15463, DEC 2013. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.