Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos imediatos da manipulação torácica na cinemática 3-D da escápula durante a elevação do braço em indivíduos jovens saudáveis

Processo: 10/18124-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2011 - 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Paula Rezende Camargo
Beneficiário:Paula Rezende Camargo
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:Tania de Fatima Salvini
Assunto(s):Biomecânica  Cinemática  Ombro 

Resumo

Acredita-se que o posicionamento e a mobilidade da coluna torácica podem influenciar, diretamente, a cinemática das articulações escapulotorácica e glenoumeral. Alguns estudos já demonstraram alteração na cinemática escapular durante a elevação do braço em sujeitos com flexão excessiva da coluna torácica. Existem evidências de que a mobilidade reduzida nos segmentos superiores da torácica pode estar associada com dores no pescoço e ombro. Muitas pesquisas têm sido realizadas para verificar a eficácia da manipulação torácica no tratamento de desordens musculoesqueléticas. Apesar de alguns estudos terem demonstrado a eficácia da terapia manipulativa da coluna torácica na melhora dos sintomas dolorosos e da amplitude de movimento do ombro, ainda são escassas na literatura pesquisas que avaliam os efeitos da manipulação torácica na cinemática 3-D da escápula. Sendo assim, o objetivo deste estudo será verificar os efeitos imediatos da manipulação torácica na cinemática 3-D da escápula durante a elevação do braço em indivíduos jovens saudáveis. Quarenta sujeitos saudáveis, de ambos os sexos e não portadores de disfunção no ombro, participarão deste estudo. Os sujeitos selecionados serão alocados de forma randomizada, para um dos dois grupos: grupo manipulado ou grupo sham. A manipulação será realizada com o indivíduo sentado, com os braços cruzados sobre o tórax e as mãos sobre os ombros contra-laterais. O terapeuta estará posicionado posteriormente ao indivíduo, colocará sua caixa torácica ântero-superior na mesma altura da torácica média do indivíduo e abraçará os cotovelos do mesmo. Será aplicada então, uma delicada flexão sobre a coluna torácica do indivíduo, até que ligeira tensão seja sentida nos tecidos de contato entre o tórax do terapeuta e a região posterior do indivíduo. Então, uma pressão de distração em sentido superior será aplicada. Para o grupo sham, os sujeitos serão posicionados exatamente da mesma maneira que o grupo manipulado. No entanto, a manipulação não ocorrerá de fato. A coleta dos dados cinemáticos será realizada com os sujeitos em pé e relaxados. Inicialmente, será registrada uma posição de repouso. Em seguida, serão realizadas 3 repetições de elevação do braço no plano sagital, e registrada outra posição de repouso. Após essa etapa, será realizada a manipulação. Novamente, a etapa anterior será repetida (repouso, elevação do braço, repouso). Para análise dos resultados será utilizada, para cada variável dependente, uma ANOVA three-way para medidas repetidas para analisar os efeitos principais de elevação do braço (posição inicial, 30°, 60°, 90° e 120°); teste (pré e pós-manipulação) e grupo (manipulado e sham). Será considerado um P < 0.05. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA, DAYANA P.; ALBURQUERQUE-SENDIN, FRANCISCO; SALVINI, TANIA F.; CAMARGO, PAULA R. EFFECT OF SEATED THORACIC MANIPULATION ON CHANGES IN SCAPULAR KINEMATICS AND SCAPULOHUMERAL RHYTHM IN YOUNG ASYMPTOMATIC PARTICIPANTS: A RANDOMIZED STUDY. JOURNAL OF MANIPULATIVE AND PHYSIOLOGICAL THERAPEUTICS, v. 36, n. 8, p. 546-554, OCT 2013. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.