Busca avançada
Ano de início
Entree

Citocinas inflamatórias e associação com o tratamento e etiologia do glaucoma primário de ângulo aberto

Processo: 10/18353-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2011 - 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Mônica Barbosa de Melo
Beneficiário:Mônica Barbosa de Melo
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:José Paulo Cabral de Vasconcellos ; Mariana Borges Oliveira ; Vital Paulino Costa
Assunto(s):Oftalmologia  Glaucoma 

Resumo

O termo glaucoma engloba uma série de moléstias oculares que têm como característica comum a atrofia progressiva do disco óptico com alteração correspondente de campo visual, decorrente da perda de células ganglionares da retina. A suspeita do diagnóstico ocorre na presença de dano glaucomatoso típico do disco óptico associado a anormalidades correspondentes do campo visual. A pressão intraocular (PIO) encontra-se geralmente elevada nos glaucomas primários (acima de 21mmHg) e sua redução é obtida por meio de medicação tópica e/ou sistêmica, ou, em casos mais graves, através de procedimento cirúrgico (trabeculectomia). A trabeculectomia consiste na realização de uma fístula, envolvendo tecido escleral e episcleral, protegida comunicando a câmara anterior ao espaço subconjuntival resultando em um aumento do escoamento do humor aquoso e, conseqüentemente, na redução da PIO. Esta diminuição da PIO depende de um equilíbrio entre inflamação e fibrose no tecido episcleral para evitar hipotonia, mas não o suficiente para cicatrização completa da fístula formada. Dentre as proteínas envolvidas na modulação da cicatrização da trabeculectomia foram selecionadas TGF-beta2, IL-1B, TNFalfa, IL-8, IL-6, as quais estão diretamente envolvidas no processo de cicatrização da trabeculectomia. Um dos objetivos do projeto é quantificar os níveis plasmáticos destas proteínas em pacientes com GPAA submetidos à primeira trabeculectomia em dois momentos (antes da cirurgia e no sétimo dia pós-operatório), assim como a concentração destas no humor aquoso obtido no momento do procedimento cirúrgico com o objetivo de correlacionar os níveis protéicos e a resposta cirúrgica incluindo o controle da PIO, as complicações pós-operatórias e o aspecto da bolha cirúrgica. Os valores serão comparados com os níveis obtidos nas mesmas amostras de pacientes submetidos à cirurgia de catarata. Além disso, com o intuito de se aprimorar o conhecimento sobre o papel que algumas citocinas desempenham em relação à etiologia da doença, pretende-se avaliar em uma população brasileira de indivíduos portadores de GPAA e em indivíduos controle, sem a doença, a distribuição das variantes genéticas ou polimorfismos nos genes IL1A, IL1B e TNFA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, ANA MARIA; ANANINA, GALINA; COSTA, VITAL PAULINO; CABRAL DE VASCONCELLOS, JOSE PAULO; DE MELO, MONICA BARBOSA. Estimating the age of the p.Cys433Arg variant in the MYOC gene in patients with primary open-angle glaucoma. PLoS One, v. 13, n. 11 NOV 16 2018. Citações Web of Science: 0.
OLIVEIRA, MARIANA B.; DE VASCONCELLOS, OSE PAULO C.; ANANINA, GALINA; COSTA, VITAL P.; DE MELO, MONICA B. Association between IL1A and IL1B polymorphisms and primary open angle glaucoma in a Brazilian population. Experimental Biology and Medicine, v. 243, n. 13, p. 1083-1091, SEP 2018. Citações Web of Science: 0.
NUNES, HUGO FREIRE; ANANINA, GALINA; COSTA, VITAL PAULINO; TONIN ZANCHIN, NILSON IVO; CABRAL DE VASCONCELLOS, JOSE PAULO; DE MELO, MONICA BARBOSA. Investigation of CAV1/CAV2 rs4236601 and CDKN2B-AS1 rs2157719 in primary open-angle glaucoma patients from Brazil. OPHTHALMIC GENETICS, v. 39, n. 2, p. 194-199, 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.