Busca avançada
Ano de início
Entree

Doença inflamatória intestinal e citomegalovírus

Resumo

O citomegalovírus (CMV) é um DNA vírus que possui uma alta soroprevalência em nosso pais (inversamente proporcional ao nível sócio econômico). Ele possui uma capacidade peculiar de infectar o hospedeiro mantendo se integrado ao DNA do paciente na forma de infecção latente. O vírus também pode se apresentar na fora de doença, a citomegalovirose, que ocorre mais comumente em pacientes imunocomprometidos, ocorrendo quando o vírus acomete um órgão alvo (trato gastrointestinal, pulmão, olhos, etc) aumentando a morbidade e mortalidade nestes doentes. As doenças inflamatórias intestinais (DII), doença de Crohn (DC) e Retocolite Ulcerativa (RCU), são doenças crônicas, sem cura, que acometem o trato gastrointestinal. Seu tratamento e a própria fisiopatologia promove muitas vezes um estado de imunossupressão. Logo, os pacientes com DII apresentam uma maior risco à infecção pelo CMV. E neste contexto, vários artigos tentam associar DII e CMV, porém ainda não existe um consenso sobre esta correlação. Neste cenário iremos realizar um estudo de caso controle, acompanhando 400 pacientes com DII dos ambulatórios do grupo de intestino da Gastroenterologia Clínica e de Doenças Inflamatórias do Cólon do Serviço do Cólon, Reto e Ânus do HC-FMUSP e 200 pacientes acompanhados no ambulatório do grupo de Esôfago e Estômago do HC-FMUSP sem DII, diarréia ou queixas digestivas baixas que serão nosso grupo controle. Objetivando avaliar a influência da infecção pelo citomegalovírus nos seus diferentes graus de acometimento (latência, replicação viral e doença) na atividade da doença inflamatória intestinal. Separando os pacientes por tipo de DII (RCU e DC), utilizando métodos diagnósticos mais adequados para infecção pelo CMV (CMV PCR real-time no sangue e PCR CMV nas fezes), definindo o tipo de infecção pelo CMV e correlacionando com o grau de atividade da DII (índices clínicos de atividade da DII e Calprotectina Fecal).Este estudo tem a idéia de tentar elucidar se existe ou não correlação do CMV com DII o que será de grande importância na prática clínica do manejo dos pacientes com DII. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO CARMO, ALEXANDRE MEDEIROS; SANTOS, FABIANA MARIA; ORTIZ-AGOSTINHO, CARMEN LUCIA; NISHITOKUKADO, IEDA; FROTA, CINTIA S.; GOMES, FLAVIA UBEDA; DE ARRUDA LEITE, ANDRE ZONETTI; PANNUTI, CLAUDIO SERGIO; VILAS BOAS, LUCY SANTOS; TEIXEIRA, MAGALY GEMIO; SIPAHI, AYTAN MIRANDA. Cytomegalovirus Infection in Inflammatory Bowel Disease Is Not Associated with Worsening of Intestinal Inflammatory Activity. PLoS One, v. 9, n. 11 NOV 11 2014. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.