Busca avançada
Ano de início
Entree

Cardiotocografia computadorizada e dano cardíaco fetal em gestações com insuficiência placentária

Processo: 10/19873-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2011 - 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Roseli Mieko Yamamoto Nomura
Beneficiário:Roseli Mieko Yamamoto Nomura
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Marcelo Zugaib ; Tatiana Bernath Liao
Assunto(s):Feto  Insuficiência placentária  Frequência cardíaca fetal  Doenças cardiovasculares  Troponina T  Cardiotocografia 

Resumo

A programação intra-uterina a que é submetido o organismo fetal torna-o mais susceptível às doenças cardiovasculares na vida adulta, conforme afirma a hipótese de Barker (1995). As adaptações do feto aos distúrbios de sua oxigenação, na insuficiência placentária, provoca alterações significativas na função cardíaca fetal, demonstráveis pela análise de marcadores bioquímicos no nascimento. Nas gestações que cursam com insuficiência placentária, a hipoxemia e hipoxia fetal progressiva provocam alterações hemodinâmicas no feto. O comprometimento da função cardíaca pode ser detectado por alterações nos parâmetros da freqüência cardíaca fetal (FCF) avaliados por sistemas computadorizados de cardiotocografia. Não existem estudos relacionando os parâmetros da cardiotocografia computadorizada (Sistema 8002) com marcadores de lesão cardíaca fetal em gestações com insuficiência placentária. Já são conhecidas as complicações neurológicas neonatais às alterações hemodinâmicas na hipoxia fetal crônica, entretanto pouco se sabe sobre as sequelas cardiocirculatórias destes distúrbios a curto e longo prazo. Portanto, a investigação da influência da insuficiência placentária nas alterações da FCF, associadas à alterações nos marcadores bioquímicos em sangue de cordão umbilical no nascimento permitirá aprofundar o conhecimento sobre a susceptibilidade cardiovascular dos indivíduos às doenças que possam se desenvolver na vida adulta. Objetivos: Analisar a FCF pela cardiotocografia computadorizada em casos de insuficiência placentária e verificar: a concentração sérica no nascimento, em sangue de cordão umbilical, do marcador bioquímico de dano miocárdico fetal: TnTc; a gasometria de sangue de artéria umbilical no nascimento, com análise dos seguintes parâmetros: pH, pO2, pCO2, Sat O2, HCO3 e excesso de bases; comparando com a avaliação da hemodinâmica fetal pela dopplervelocimetria da circulação fetal; a evolução neonatal e a ocorrência de complicações. Métodos: Este trabalho será desenvolvido na Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Trata-se de estudo caso-controle em que será selecionado um total de 30 pacientes. A população incluirá gestantes de alto risco com diagnóstico de insuficiência placentária internadas para acompanhamento de gestação na Clínica Obstétrica. No dia do parto será realizada a avaliação da FCF pela cardiotocografia computadorizada para análise dos parâmetros: FCF basal, acelerações de 10 e 15 bpm, episódios de alta e baixa variação e variação de curto prazo. No parto, pela técnica do duplo clampeamento, será coletado sangue do cordão umbilical para análise da gasometria de sangue de artéria umbilical e do marcador cTnT do dano cardíaco fetal. A relevância do projeto reside na necessidade de gerar novos conhecimentos sobre o origem desenvolvimentista da saúde e da doença, principalmente sobre os efeitos do dano miocárdico na regulação da FCF. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAEDA, MARIANE DE FATIMA Y.; NOMURA, ROSELI M. Y.; NIIGAKI, JULIANA I.; FRANCISCO, ROSSANA P. V.; ZUGAIB, MARCELO. Computerized fetal heart rate analysis in the prediction of myocardial damage in pregnancies with placental insufficiency. EUROPEAN JOURNAL OF OBSTETRICS & GYNECOLOGY AND REPRODUCTIVE BIOLOGY, v. 190, p. 7-10, JUL 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.