Busca avançada
Ano de início
Entree

O uso do chumbo-210 para a avaliação das taxas de sedimentação em área com interferência antrópica na baixa Bacia do Rio Piracicaba (SP)

Resumo

No projeto apresentado propõe-se a avaliar como as mudanças nos padrões de uso e ocupação da terra interferem na dinâmica deposicional dos sistemas de drenagem. Neste contexto, tendo em vista as relações que se processam entre os sistemas socioeconômico e físico-ambiental, faz-se necessária uma análise que compreenda a ação antrópica, a partir dos diferentes usos e ocupações da terra, sobre os sistemas morfohidrográficos. Assim, considerando as implicações decorrentes da construção do Reservatório de Barra Bonita e do processo histórico de uso e ocupação das terras no fundo de vale do baixo curso do Rio Piracicaba, à montante do Reservatório supracitado, na região central do estado de São Paulo, pretende-se avaliar as mudanças no sistema deposicional deste trecho da drenagem. Para isso, serão realizados mapeamentos do uso e ocupação da terra e das feições geomorfológicas deposicionais dos cenários de 1962 e 2007. Além disso, serão datados os sedimentos fluviais, pelo método do chumbo-210, a fim de avaliar se há uma maior dinamização dos processos nos últimos anos, fornecendo subsídios necessários para ações voltadas ao planejamento, diminuição da degradação ambiental e gerenciamento integrado desta importante bacia hidrográfica localizada no interior paulista. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUPINACCI, CENIRA MARIA; DA CONCEICAO, FABIANO TOMAZINI; HECK SIMON, ADRIANO LUIS; PEREZ FILHO, ARCHIMEDES. Land use changes due to energy policy as a determining factor for morphological processes in fluvial systems in SAo Paulo State, Brazil. EARTH SURFACE PROCESSES AND LANDFORMS, v. 42, n. 14, p. 2402-2413, NOV 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.