Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção e monitoramento da resistência de Brevipalpus phoenicis (Acari: Tenuipalpidae) a acaricidas em pomares de citros do estado de São Paulo

Resumo

Dentre os problemas fitossanitários da cultura de citros do estado de São Paulo, o controle do ácaro da leprose, Brevipalpus phoenicis (Geijskes), tem ocupado posição de grande destaque. Devido ao uso freqüente de acaricidas para o seu controle, levantou-se a hipótese de que tem afetado o desempenho de alguns acaricidas no campo. Os objetivos do presente projeto são o de testar esta hipótese e fornecer informações básicas para a implementação de programas de manejo da resistência de B. phoenicis aos acaricidas no estado de São Paulo. Inicialmente, serão desenvolvidas técnicas de criação e bioensaio de B. phoenicis para os estudos de resistência. Posteriormente, será realizado monitoramento da susceptibilidade de populações de B. phoenicis provenientes de diversos pomares do estado de São Paulo. O isolamento e caracterização da resistência serão efetuados para os seguintes grupos de acaricidas: 1. análogo do DDT (dicofol); 2. organo-estânico (cyhexatin ou óxido de fenbutatin); 3. piretróide-acaricida (bifenthrin ou fenpropathrin); 4. organo-sulfurado (propargite) e 5. hexythiazox. Sabendo-se que a resistência cruzada é um dos grandes entraves quando o controle da praga é realizado através de químicos, estudos para determinar as relações de resistência cruzada serão realizados com os principais acaricidas. E finalmente, estudo de dinâmica da resistência em condições de laboratório e de campo serão realizados para a definição de uma recomendação sustentável de um acaricida. Baseados nos resultados deste projeto de pesquisa, serão sugeridas algumas estratégias para o manejo da resistência de B. phoenicis aos acaricidas recomendados nos pomares de citros do estado de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANONI‚ M.V.B.; FOGG‚ A.G.; BAREK‚ J.; ZIMA‚ J. Electrochemical investigations of reactive dyes; polarographic determination of anthraquinone-based chlorotriazine dyes. Analytica Chimica Acta, v. 315, n. 1, p. 41-54, 1995.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.