Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta relaxante e contrátil de artérias aorta e mesentérica de ratos obesos suplementados com taurina e treinados aerobiamente

Processo: 10/12733-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2011 - 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Camila de Moraes
Beneficiário:Camila de Moraes
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Ana Paula Couto Davel ; Ellen Cristini de Freitas
Assunto(s):Obesidade  Suplementos nutricionais  Aminoácidos  Taurina  Reatividade cardiovascular 

Resumo

Fatores ambientais como a inatividade física e o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e açucares contribuem de maneira preponderante na gênese da obesidade e de suas co-morbidades. O aumento na produção de espécies reativas de oxigênio nos leitos vasculares em decorrência das altas concentrações de glicose e de triglicerídeos podem ser um dos motivos da associação entre a obesidade e as doenças cardiovasculares. Diversos trabalhos mostram os benefícios do exercício na hemodinâmica cardiovascular, como redução da resistência vascular periférica com o aumento da produção ou da biodisponibilidade de substâncias vasoativas como o óxido nítrico. No entanto, até o momento, nenhum estudo foi realizado para averiguar quais são os efeitos da suplementação com o aminoácido Taurina, em associação ou não com o exercício físico, sobre os fatores relacionados à disfunção endotelial em ratos obesos. Assim, o objetivo deste projeto é avaliar os efeitos da suplementação com taurina, associada ou não ao treinamento aeróbio, sobre os fatores relacionados à disfunção endotelial em ratos Wistar com obesidade induzida pelo consumo de dieta hipercalórica. Serão investigados alguns parâmetros indicadores de estresse oxidativo local (artérias) e sistêmico, além de medidas de triglicerídeos, leptina, angiotensina II e metaboólitos do óxido nitrico, em animais obesos suplementados com taurina e que realizaram, ou não, treinamento aeróbio. Nossa hipótese é a de que a Taurina apresente eficácia terapêutica revertendo parcialmente as desordens metabólicas e vasculares produzidos pelo excesso de tecido adiposo, e que a associação com o exercício físico produza um efeito aditivo sobre estes efeitos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OHAROMARI, LEANDRO KANSUKE; GARCIA, NADIA FAGUNDES; DE FREITAS, ELLEN CRISTINI; JORDAO JUNIOR, ALCEU AFONSO; OVIDIO, PAULA PAYAO; MAIA, ALINE ROSA; DAVEL, ANA PAULA; DE MORAES, CAMILA. Exercise training and taurine supplementation reduce oxidative stress and prevent endothelium dysfunction in rats fed a highly palatable diet. Life Sciences, v. 139, p. 91-96, OCT 15 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.