Busca avançada
Ano de início
Entree

Assistência às pessoas que vivem com AIDS no município de Ribeirão Preto-SP: análise da oferta e integração de ações e serviços de saúde

Processo: 10/17607-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2011 - 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Aline Aparecida Monroe
Beneficiário:Aline Aparecida Monroe
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Enfermagem em saúde pública  AIDS  Serviços de saúde 

Resumo

A finalidade da presente pesquisa é analisar a oferta e a integração das ações e serviços de saúde para o manejo clínico das pessoas que vivem com aids no município de Ribeirão Preto-SP. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, descritivo, do tipo inquérito. A população será constituída pelas pessoas que vivem com aids, acompanhadas nos cinco ambulatórios que compõem a rede municipal de atenção às DST/aids. A coleta de dados será realizada através de entrevistas com apoio de um questionário estruturado, dividido em quatro seções: I-Dados sócio demográficos; II-Dados sobre o acompanhamento dos casos; III-Dados sobre a oferta de ações/serviços de saúde, a partir da dimensão "Elenco de Serviços"; IV-Dados sobre a integração de ações/serviços de saúde, a partir da dimensão "Coordenação". Para a análise dos dados serão construídos indicadores, tendo como eixo as variáveis selecionadas para o estudo, as quais estão relacionadas às dimensões supracitadas. O indicador criado corresponderá ao valor médio obtido pela somatória de todas as respostas de todos os entrevistados para cada pergunta do questionário e dividido pelo total de respondentes. Um índice composto será determinado para análise geral das referidas dimensões. Para os valores próximos de 1 e 2 será estipulada a classificação oferta/integração não-satisfatória, próximo de 3, regular e próximo de 4 e 5, satisfatória. Espera-se que o estudo forneça subsídios para o planejamento e execução de ações visando adequado manejo do HIV/aids no contexto do SUS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIVIA MARIA LOPES; GABRIELA TAVARES MAGNABOSCO; RUBIA LAINE DE PAULA ANDRADE; MARIA AMÉLIA ZANON PONCE; ANNELIESE DOMINGUES WYSOCKI; GLAUCIA MORANDIM RAVANHOLI; JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA; IONE CARVALHO PINTO; LIS APARECIDA NEVES; FÁTIMA REGINA DE ALMEIDA LIMA NEVES; RENATA KARINA REIS; TEREZA CRISTINA SCATENA VILLA; LÚCIA MARINA SCATENA; ALINE APARECIDA MONROE. Coordenação da assistência prestada às pessoas que vivem com HIV/AIDS em um município do Estado de São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 30, n. 11, p. 2283-2297, Nov. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.