Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação histopatolotica do tratamento do carcinoma espinocelular cutâneo em camundongos usando terapia fotodinâmica mediada por azul de metileno

Processo: 10/52675-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2011 - 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:José Roberto Machado Cunha da Silva
Beneficiário:José Roberto Machado Cunha da Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fotoquimioterapia  Espécies de oxigênio reativas  Azul de metileno  Carcinoma de células escamosas 

Resumo

A terapia fotodinâmica (TFD) é uma alternativa clínica para tratar uma variedade de neoplasias. Essa terapêutica usa moléculas fotossensibilizadoras (FS) no tecido alvo seguido por irradiação com luz. O princípio da TFD é gerar espécies reativas de oxigênio (ERO) e/ou oxigênio singlete (1O2) que são capazes de provocar a morte tumoral. Os mecanismos de morte usados pela TFD dependem do tipo e dose do FS, o tipo de fonte de luz e a dose da irradiação e o tipo de neoplasia. O azul de metileno (AM) é um FS capaz de gerar altas concentrações de 1O2, pois possui boa absorção de fótons dentro do espectro vermelho da luz visível (>630 nm), ideal para atingir a janela terapêutica (600-800 nm) e ter efeito fotodinâmico. Além da morte direta das células tumorais, por apoptose ou necrose, a TFD pode agir indiretamente provocando a destruição da vascularização tumoral e a ativação da resposta imune. O carcinoma espinocelular cutâneo (CEC) é um tipo de câncer de pele frequente tanto nos humanos como nos animais. O modelo experimental in vivo utilizando carcinógenos químicos (DMBA/TPA) mimetiza as condições histopatológicas e moleculares do CEC desenvolvido naturalmente. Portanto, o objetivo deste projeto é avaliar os aspectos morfológicos e moleculares do tratamento do CEC desenvolvido experimentalmente na pele de camundongos Swiss usando a TFD mediada por azul de metileno. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, ANA PAULA; NEVES, CAMILA LIMA; SILVA, ELIZANGELA DOS ANJOS; LIMA PORTELA, TANIA CRISTINA; IUNES, RENATA STECCA; COGLIATI, BRUNO; SEVERINO, DIVINOMAR; BAPTISTA, MAURICIO DA SILVA; ZAIDAN DAGLI, MARIA LUCIA; HERNANDEZ BLAZQUEZ, FRANCISCO JAVIER; MACHADO CUNHA DA SILVA, JOSE ROBERTO. Effects of methylene blue-mediated photodynamic therapy on a mouse model of squamous cell carcinoma and normal skin. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, v. 23, p. 154-164, SEP 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.