Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de mecanismos e fatores de virulência envolvidos na patogenicidade de Leptospira interrogans

Processo: 10/52579-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2011 - 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Ana Lucia Tabet Oller Do Nascimento
Beneficiário:Ana Lucia Tabet Oller Do Nascimento
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leptospirose  Leptospira interrogans  Proteínas da membrana  Genomas 

Resumo

A leptospirose é uma zoonose de importância global recentemente incluída na lista das Doenças Tropicais Negligenciadas. Em áreas urbanas, os roedores desempenham o papel de principais reservatórios da doença por permitirem a colonização das leptospiras nos túbulos renais proximais e a excretarem vivas na urina. Segundo a Organização Mundial da Saúde o número de casos clínicos anuais no mundo permanece subestimado em decorrência do amplo espectro de sintomas que o paciente pode apresentar além de um ineficiente diagnóstico rápido. Não há vacina eficaz até o momento. A identificação de proteínas da membrana externa conservadas entre cepas patogênicas são os principais alvos de pesquisa para elucidar os mecanismos de patogenicidade. São estas proteínas que, provavelmente, estão envolvidas na interação das leptospiras com o ambiente externo, podendo também servir de alvo para o sistema imune do hospedeiro. Utilizando as seqüências do genoma da Leptospira interrogans e ferramentas de bioinformática, nosso grupo identificou algumas diversas proteínas de membrana com possível papel na patogenicidade desta bactéria incluindo novas adesinas e proteínas candidatas ao diagnóstico da doença. Nosso grupo identificou também a interação de leptospiras com o sistema proteolítico plasminogênio/plasmina. Neste sentido, o presente projeto propõe: (i) a clonagem, expressão e purificação de 6 novas preditas proteínas de membrana com o objetivo de avaliar as atividades de imunogenicidade e de interação com o hospedeiro; (ii) análise, caracterização e possíveis implicações na infecção com a geração de plasmina na superfície da bactéria. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, ROSANE; DOMINGOS, RENAN F.; SIQUEIRA, GABRIELA H.; FERNANDES, LUIS G.; SOUZA, NATALIE M.; VIEIRA, MONICA L.; DE MORAIS, ZENAIDE M.; VASCONCELLOS, SILVIO A.; NASCIMENTO, ANA L. T. O. Adhesins of Leptospira interrogans Mediate the Interaction to Fibrinogen and Inhibit Fibrin Clot Formation In Vitro. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 7, n. 8 AUG 2013. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.