Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de resultados da atenção aos agravos cardiovasculares como traçador do princípio de integralidade

Processo: 10/16682-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2011 - 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Lucieli Dias Pedreschi Chaves
Beneficiário:Lucieli Dias Pedreschi Chaves
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Oswaldo Yoshimi Tanaka
Assunto(s):Cuidados de enfermagem  Doenças cardiovasculares  Sistema Único de Saúde  Sistemas de informação hospitalar 

Resumo

As doenças cardiovasculares apresentam etiologia, diagnóstico, terapêutica e prevenção bem definidos, existe um amplo conhecimento científico sobre os fatores causais, formas de detecção e tratamento, têm história natural sensível as intervenções terapêuticas e são objeto de um programa nacional para seu controle, atendendo deste modo os critérios definidos por Kessner et al (1992) para a seleção de um traçador para avaliação de serviços de saúde. Nesse sentido, propõe-se esta investigação com objetivo geral de avaliar as ações de atenção aos agravos cardiovasculares como traçador de resultados da articulação dos diferentes níveis de atenção do sistema de saúde no município de Ribeirão Preto-SP. Trata-se de estudo de caso único e descritivo, utilizando dados quantitativos. A população de estudo será constituída por todos procedimentos ambulatoriais e hospitalares de atenção aos agravos cardiovasculares realizados pela Secretaria de Estado e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrados no SIA-SUS e no SIH-SUS, no município, no período de 1996-2007. Como técnica de coleta de dados será utilizada a pesquisa documental. Serão utilizados dados secundários disponibilizados pelo DATASUS, pelo DRS-XIII e a SMS, particularmente do SIA-SUS e SIH-SUS. Além disso, serão consultados documentos, normas de implantação e funcionamento do sistema de regulação do município de estudo, de modo caracterizar a oferta de serviços de atenção a agravos cardiovasculares. Para análise será utilizada estatística descritiva das variáveis estudadas adotando-se freqüências e valores médios, construindo séries temporais que indicarão as tendências. A análise da regulação será realizada por meio da exploração de documentos, normas de implantação e funcionamento do sistema de regulação de modo a caracterizar a oferta de serviços e analisá-la criticamente integrando aos dados de produção de serviços ambulatoriais e de internação, visando identificar a potencialidade e/ou necessidade de articulação entre os serviços de distintas complexidades tecnológicas. A discussão será desenvolvida a partir do referencial teórico adotado, qual seja, a reorganização do sistema de saúde no município na perspectiva do SUS (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCIELI DIAS PEDRESCHI CHAVES; BRAZ JOSÉ DE JESUS; JANISE BRAGA BARROS FERREIRA; PRISCILA BALDERRAMA; OSWALDO YOSHIMI TANAKA. Avaliação de resultados da atenção aos agravos cardiovasculares como traçador do princípio de integralidade. Saúde e Sociedade, v. 24, n. 2, p. -, Jun. 2015.
PEDRESCHI CHAVES, LUCIELI DIAS; DE JESUS, BRAZ JOSE; BARROS FERREIRA, JANISE BRAGA; BALDERRAMA, PRISCILA; TANAKA, OSWALDO YOSHIMI. Evaluation of results of cardiovascular care as a tracer of the comprehensiveness principle. Saúde e Sociedade, v. 24, n. 2, p. 568-577, APR-JUN 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.