Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de técnicas de teste e de busca no desenvolvimento de software contemporâneo

Resumo

O desenvolvimento de software contemporâneo (ou seja, aquele que utiliza técnicas como a Programação Orientada a Objetos - POO - e a Programação Orientada a Aspectos - POA) introduz diversos desafios para a produção de sistemas de alta qualidade com baixo custo. Por um lado as técnicas de programação modernas trazem diversos benefícios, como código mais coeso, menos acoplado e mais legível; por outro lado, essas mesmas técnicas podem apresentar obstáculos, como novos tipos de defeitos que não ocorriam com o uso de técnicas anteriores. Além disso, mesmo que as técnicas apresentem diversos benefícios ao desenvolvimento de software, ainda existem maneiras de fazer com que se obtenha maior confiança no código implementado, ou que o mesmo seja produzido com menor custo. No que diz respeito a aumentar a qualidade, dois exemplos de problemas importantes a serem investigados são: (1) o teste de programas OO e OA que utilizam mecanismos de tratamento de exceção (já que esses, apesar de possibilitarem sistemas mais robustos podem também trazerem dificuldades no entendimento e consequente teste das aplicações); e (2) teste de programas OA que incluem a interação de diferentes aspectos que afetam porções de código coincidentes, já que o comportamento do sistema nesses pontos não é facilmente determinado. No que diz respeito a diminuir os custos de desenvolvimento, um exemplo de melhoria é a evolução de técnicas de busca de código-fonte que se utiliza de bases de código aberto. Esse tipo de técnica pode facilitar o reuso, o que consequentemente diminui os custos de desenvolvimento. O objetivo deste projeto Jovem Pesquisador é a investigação da aplicação e evolução de técnicas de teste e de busca de código-fonte nesses e em outros pontos relacionados para a melhoria do desenvolvimento de software contemporâneo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEMOS, OTAVIO A. L.; DE PAULA, ADRIANO C.; KONISHI, GUSTAVO; BAJRACHARYA, SUSHIL; OSSHER, JOEL; LOPES, CRISTINA. Thesaurus-Based Tag Clouds for Test-Driven Code Search. JOURNAL OF UNIVERSAL COMPUTER SCIENCE, v. 20, n. 5, p. 772-796, 2014. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.