Busca avançada
Ano de início
Entree

Antes: status imune, hematológico, bioquímico e comportamental de cordeiros nascidos a termo e prematuros; atual: avaliação clínico-laboratorial de cordeiros nascidos a termo e prematuros

Resumo

Após o nascimento, a sobrevivência do recém-nascido necessita de intensas mudanças nos padrões respiratório e circulatório. A asfixia neonatal (acidose neonatal) é um complexo patológico que acomete ruminantes recém-nascidos e que tem a sua origem já no meio intrauterino e/ou durante o processo do parto, e/ou devido à imaturidade pulmonar em nascimentos prematuros. Em cordeiros, a hipóxia grave durante o parto causa morte logo após o nascimento, havendo maior risco de ocorrer acidose metabólica e diminuição da capacidade de produção de calor (termogênese) nos que sobrevivem, o que leva ao desenvolvimento de hipotermia. Durante a fase do nascimento, o animal está sujeito a baixo suprimento de oxigênio. As quantidades séricas de imunoglobulinas, nas primeiras 48 horas de vida, estão relacionadas à saúde dos animais, antes e depois do desmame, e indiretamente relacionadas com o ganho de peso durante estes períodos, em virtude da maior frequência de enfermidades nos animais com baixas taxas de proteção colostral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
F.L. F. FEITOSA; J.F. ALCINDO; L.G. NARCISO; F. BOVINO; N.C. DE SOUZA; L.C.N. MENDES; J.R. PEIRÓ; S.H.V. PERRI; L.G. AVILA. Parâmetros hematológicos e perfil bioquímico renal de cordeiros nascidos a termo e prematuros. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 69, n. 3, p. -, Jun. 2017.
FRANCISCO LEYDSON FORMIGA FEITOSA; LARISSA GABRIELA ÁVILA; FERNANDA BOVINO; GUILHERME GONÇALVES FABRETTI SANTOS; LUIZ CLÁUDIO NOGUEIRA MENDES; JULIANA REGINA PEIRÓ; SÍLVIA HELENA VENTUROLLI PERRI. Efeitos da corticoterapia materna nos valores hemogasométricos de cordeiros nascidos a termo e prematuros. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 37, n. 5, p. -, Maio 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.