Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de informações genômicas no melhoramento genético de bubalinos leiteiros

Processo: 10/20887-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2011 - 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Humberto Tonhati
Beneficiário:Humberto Tonhati
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Pesq. associados:Fernando Sebastián Baldi Rey ; Guilherme Jordão de Magalhães Rosa ; Henrique Nunes de Oliveira ; Lucia Galvão de Albuquerque
Assunto(s):Melhoramento genético animal  Búfalos  Genômica 

Resumo

No Brasil, a bubalinocultura leiteira tem como principal objetivo a produção de queijos, em especial o "mozzarella". Nestas circunstâncias, o valor econômico do leite de búfala não depende somente da quantidade de leite produzida, mas também de sua constituição em termos de gordura, proteína e sólidos totais. A identificação de genes responsáveis pela variação fenotípica para características de interesse econômico é um passo importante para o desenvolvimento de métodos auxiliares para a seleção de genótipos superiores. As informações e ferramentas moleculares disponíveis para o búfalo (Bubalus bubalis) ainda estão em uma fase inicial de desenvolvimento. Para a espécie bovina existe a sequência do genoma que está disponível ao público em websites. O grande atrativo da genomica em benefício do melhoramento genético aplicado é a utilização direta das informações de DNA na seleção, de forma a permitir alta eficiência seletiva, grande rapidez na obtenção de ganhos genéticos e baixo custo, em comparação com a seleção tradicional baseada em dados fenotípicos. Recentemente, com o desenvolvimento dos marcadores tipo SNP (Single Nucleotide Polymorphism), a seleção genômica tornou-se atrativa para as características medidas em um só sexo e de alto custo de mensuração, como é o caso da produção de leite e seus constituintes. O objetivo geral deste projeto será testar a equivalência do chip desenvolvido para bovinos em búfalos na tentativa de identificar polimorfismos (SNPs) associados às características, contagem de células somáticas, produção de leite, porcentagem de gordura, proteína e sólidos totais, bem como desenvolver metodologias e modelos visando a seleção genômica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CAMARGO, G. M. F.; ASPILCUETA-BORQUIS, R. R.; FORTES, M. R. S.; PORTO-NETO, R.; CARDOSO, D. F.; SANTOS, D. J. A.; LEHNERT, S. A.; REVERTER, A.; MOORE, S. S.; TONHATI, H. Prospecting major genes in dairy buffaloes. BMC Genomics, v. 16, OCT 28 2015. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.