Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da diversidade genética e análise de associações de polimorfismo de nucleotídio único (SNPs) com resistência a endoparasitas gastrointestinais e prolificidade de ovinos da raça Santa Inês

Processo: 11/00396-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2011 - 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:José Bento Sterman Ferraz
Beneficiário:José Bento Sterman Ferraz
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Pesq. associados:Antonio Augusto Mendes Maia ; Flávio Vieira Meirelles
Assunto(s):Ovinos  Polimorfismo genético  Reprodução animal  Resistência genética animal  Parasitismo 

Resumo

A ovinocultura vem se destacando como uma importante atividade da pecuária brasileira, mas que ainda defronta com grandes problemas como o aparecimento da resistência múltipla de algumas cepas de helmintos às drogas anti-helmínticas e os baixos índices de desempenho reprodutivo. Neste contexto, pesquisadores buscam desenvolver alternativas eficazes de controle que colaborem com a sustentabilidade da produção. A seleção de ovinos reprodutores resistentes a alguns parasitas gastrointestinais importantes e daqueles portadores de genes associados com a alta prolificidade vem sendo apontada por muitos pesquisadores como uma das possibilidades de solução para esse tipo de problema. Polimorfismos em genes do Complexo Maior de Histocompatibilidade (MHC), que influenciam no sistema imune dos animais, são candidatos a serem marcadores para a resistência aos endoparasitas. Já os polimorfismos observados nos genes BMP-15, BMP-1B e GDF-9 são candidatos à serem marcadores da prolificidade dos ovinos. Sendo assim, o objetivo com este trabalho será o de avaliar as associações entre resistências aos endoparasitas, em especial ao Haemonchus contortus e polimorfismos em genes do MHC em ovinos da raça Santa Inês e associações entre o comportamento da característica prolificidade e polimorfismos nos genes BMP-15, BMP-1B e GDF-9. Para avaliar o nível de infecção dos animais, serão realizados Testes de Famacha, bem como coleta de fezes para a determinação do número de ovos por grama de fezes (OPG) e de sangue para realização do hematócrito e do teste de Elisa (detecção de anticorpos específicos), a fim de selecionar animais muito infectados ou pouco infectados, num total de aproximadamente 400. Para o estudo da associação de polimorfismo com a prolificidade serão utilizadas fêmeas separadas em grupos de acordo com o número de produto (1, 2 ou 3) por parto . A extração do DNA dos animais será realizada por meio de amostras de sangue e a determinação dos genótipos para os polimorfismos por meio de PCR em tempo real e sistema TaqManTM. Serão estimadas as freqüências gênicas e genotípicas, o nível de heterozigose, a freqüência alélica, as médias de quadrados mínimos para cada genótipo, os efeitos aditivos e de desvio de dominância e o efeito médio de substituição alélica para cada polimorfismo, bem como sua associação com os fenótipos observados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTON, MARIANA P.; SILVA, ROSIANE P.; CARVALHO, FELIPE E.; JUSTINO CHIAIA, HERMENEGILDO LUCAS; OLIVEIRA, PRISCILA S.; ELER, JOANIR P.; BANCHERO, GEORGGET; FERRAZ, JOSE B. S.; BALDI, FERNANDO. Genetic parameter estimates for gastrointestinal nematode parasite resistance and maternal efficiency indicator traits in Santa Ines breed. JOURNAL OF ANIMAL BREEDING AND GENETICS, JULY 2019. Citações Web of Science: 0.
AMORIM, SABRINA THAISE; KLUSKA, SABRINA; BERTON, MARIANA PIATTO; ANTUNES DE LEMOS, MARCOS VINICIUS; PERIPOLLI, ELISA; STAFUZZA, NEDENIA BONVINO; MARTIN, JESUS FERNANDEZ; SAURA ALVAREZ, MARIA; VILLANUEVA GAVINA, BEATRIZ; ANGEL TORO, MIGUEL; BANCHERO, GEORGGET; OLIVEIRA, PRISCILA SILVA; GRIGOLETTO, LAIS; ELER, JOANIR PEREIRA; BALDI, FERNANDO; STERMAN FERRAZ, JOSE BENTO. Genomic study for maternal related traits in Santa Ines sheep breed. LIVESTOCK SCIENCE, v. 217, p. 76-84, NOV 2018. Citações Web of Science: 1.
BERTON, MARIANA PIATTO; DE OLIVEIRA SILVA, RAFAEL MEDEIROS; PERIPOLLI, ELISA; STAFUZZA, NEDENIA BONVINO; MARTIN, JESUS FERNANDEZ; ALVAREZ, MARIA SAURA; GAVINA, BEATRIZ VILLANUEVA; TORO, MIGUEL ANGEL; BANCHERO, GEORGGET; OLIVEIRA, PRISCILA SILVA; ELER, JOANIR PEREIRA; BALDI, FERNANDO; STERMAN FERRAZ, JOSE BENTO. Genomic regions and pathways associated with gastrointestinal parasites resistance in Santa Ines breed adapted to tropical climate. JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE AND BIOTECHNOLOGY, v. 8, SEP 4 2017. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.