Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento do ambiente e modelagem do potencial genético de cultivares de cana-de-açúcar em condições adequadas de disponibilidade hídrica do solo

Processo: 10/52139-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOEN - Regular
Vigência: 01 de abril de 2011 - 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Convênio/Acordo: Microsoft Research
Pesquisador responsável:Regina Celia de Matos Pires
Beneficiário:Regina Celia de Matos Pires
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Irrigação  Geometria computacional  Monitoramento ambiental  Sensores remotos 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/World...Impact_13_32_33.pdf

Resumo

A necessidade de produção de biocombustíveis é fato marcante na sociedade mundial devido à sustentabilidade da atividade associada ao crescimento da população. A expansão de área de cultivo com a cana-de-açúcar ocorre em áreas aptas e marginais. Quando o cultivo se expande em áreas marginais, a produtividade é reduzida devido às características relacionadas ao solo e/ou ao clima, fortemente relacionado à disponibilidade de água regional. Os sistemas irrigados permitem um aumento da produtividade, entretanto testes para verificação de quais genótipos estariam mais adaptados a este tipo de sistema de produção são escassos. Por outro lado, a expansão de área para produção de bioenergia deverá ser integrada e possibilitar a sustentabilidade na produção de alimentos. Assim, estudos que possam relacionar o desempenho de genótipos em função de variações climáticas e adequada disponibilidade de água do solo são essenciais. Para compreensão da dinâmica envolvida no processo de transferência da água no sistema solo-planta-atmosfera e suas interações com diferentes genótipos, são necessários sensores para monitoramento do clima, da água no solo e suas relações com o desenvolvimento das plantas e produção. Atualmente no Brasil a irrigação é adotada principalmente para aplicação de vinhaça. As áreas sistematicamente irrigadas ainda são poucas comparadas ao potencial que este para a adoção da técnica. O uso da irrigação na cana-de-açúcar poderá trazer grande avanço no aumento da eficiência da adubação para a cultura com a fertirrigação. Estudos sobre uso de sensores para o monitoramento são fundamentais para estabelecimento de estratégias de cultivo objetivando a sustentabilidade. Avaliação multidisciplinar das condições ambientais e a utilização de Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs) com o intuito de monitoramento da área pode representar a adequação para utilização em estudos futuros relacionados a cultivo com estresse hídrico, genômica, metabolômica e proteaômica com avanços a ciência, tecnologia e a sociedade. Além disto, a adequação de rede de sensores sem fio poderá ser implementada com sucesso em larga escala nas áreas de cultivo comercial favorecendo a sustentabilidade da atividade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PESSINATTI OHASHI, AUGUSTO YUKITAKA; DE MATOS PIRES, REGINA CELIA; RIBEIRO, RAFAEL VASCONCELOS; BARROS DE OLIVEIRA SILVA, ANDRE LUIZ. Root growth and distribution in sugarcane cultivars fertigated by a subsurface drip system. Bragantia, v. 74, n. 2, p. 131-138, APR-JUN 2015. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.